CULTURA: O escritor paraense Walcyr Monteiro é tema de Chá Lítero no TJPA

Em um ambiente literário, a servidora Ruth Araújo participou de mais uma edição do projeto promovido pela Biblioteca Desembargador Antônio Koury no Tribunal de Justiça do Pará.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

ÚLTIMAS SOBRE BRASIL


Tempo de áudio - 1min53seg

LOC/REPÓRTER: Em um ambiente literário, a servidora Ruth Araújo participou de mais uma edição do projeto promovido pela Biblioteca Desembargador Antônio Koury no Tribunal de Justiça do Pará. A servidora ressaltou a satisfação em poder participar do encontro.

TEC/REPORTER: Servidora Ruth Araújo

"É importante demais o tribunal facilitar até no nosso horário de trabalho essa oportunidade para a gente conhecer mais, porque realmente ficou bem claro a nossa falta de conhecimento e na nossa falta de comprometimento com o nosso estado. A nossa cultura é muito rica, a gente só conhece muito o Círio de Nazaré, mas a gente não valoriza o nosso miriti, a gente não valoriza o que a gente tem aqui".

LOC/REPÒRTER: Afotógrafa Isa Rodrigues trouxe fotografias e fez uma exposição com as obras do escritor paraense. Ela explica a relação da literatura e as imagens fotográficas.

TEC/REPORTER: Fotógrafa Isa Rodrigues

"A literatura em qualquer âmbito é sempre muito bem vinda, não só a leitura em si pela escrita, mas também pelas imagens. Eu optei pela floresta amazônica, pelos lagos porque ele também trabalha com lendas amazônicas".

LOC/REPÒRTER: O autor Walcyr Monteiro possui o rico acervo de narrativas que permeiam o imaginário amazônico. Ele enfatizou a alegria de poder ser homenageado por meio do encontro.

TEC/REPORTER: O escritor Walcyr Monteiro

"Eu só posso agradecer de ter tido o trabalho reconhecido ainda em vida. Na verdade eu tenho muito mais coisa ainda a publicar do eu tenho  publicado, porque não tem nada inventado por mim nas historias de lendas e mitos que eu conto tudo é produto de pesquisa tanto no que se concerne a Belém como em relação à Amazônia."

LOC/REPÒRTER: Walcyr Monteiro é autor de vários contos como "A Matinta Perera da Pedreira", "A porca do reduto", "O Pai-de-Santo do Jurunas" e "A moça do táxi" que estão no livro "Visagens e Assombrações de Belém".

Reportagem, Marcela Coelho. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.