CULTURA: O escritor paraense Walcyr Monteiro é tema de Chá Lítero no TJPA

Em um ambiente literário, a servidora Ruth Araújo participou de mais uma edição do projeto promovido pela Biblioteca Desembargador Antônio Koury no Tribunal de Justiça do Pará.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio - 1min53seg

LOC/REPÓRTER: Em um ambiente literário, a servidora Ruth Araújo participou de mais uma edição do projeto promovido pela Biblioteca Desembargador Antônio Koury no Tribunal de Justiça do Pará. A servidora ressaltou a satisfação em poder participar do encontro.

TEC/REPORTER: Servidora Ruth Araújo

"É importante demais o tribunal facilitar até no nosso horário de trabalho essa oportunidade para a gente conhecer mais, porque realmente ficou bem claro a nossa falta de conhecimento e na nossa falta de comprometimento com o nosso estado. A nossa cultura é muito rica, a gente só conhece muito o Círio de Nazaré, mas a gente não valoriza o nosso miriti, a gente não valoriza o que a gente tem aqui".

LOC/REPÒRTER: Afotógrafa Isa Rodrigues trouxe fotografias e fez uma exposição com as obras do escritor paraense. Ela explica a relação da literatura e as imagens fotográficas.

TEC/REPORTER: Fotógrafa Isa Rodrigues

"A literatura em qualquer âmbito é sempre muito bem vinda, não só a leitura em si pela escrita, mas também pelas imagens. Eu optei pela floresta amazônica, pelos lagos porque ele também trabalha com lendas amazônicas".

LOC/REPÒRTER: O autor Walcyr Monteiro possui o rico acervo de narrativas que permeiam o imaginário amazônico. Ele enfatizou a alegria de poder ser homenageado por meio do encontro.

TEC/REPORTER: O escritor Walcyr Monteiro

"Eu só posso agradecer de ter tido o trabalho reconhecido ainda em vida. Na verdade eu tenho muito mais coisa ainda a publicar do eu tenho  publicado, porque não tem nada inventado por mim nas historias de lendas e mitos que eu conto tudo é produto de pesquisa tanto no que se concerne a Belém como em relação à Amazônia."

LOC/REPÒRTER: Walcyr Monteiro é autor de vários contos como "A Matinta Perera da Pedreira", "A porca do reduto", "O Pai-de-Santo do Jurunas" e "A moça do táxi" que estão no livro "Visagens e Assombrações de Belém".

Reportagem, Marcela Coelho. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.