CUIÁBA (MT): Cerca de 1200 homens estão atuando no combate ao Aedes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Em todo município de Cuiabá, 842 agentes comunitários de saúde e de endemias, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e 350 militares do Exercito e da Marinha estão percorrendo as ruas dos bairros para combater o Aedes aegypti em 213 mil imóveis. O mosquito é o transmissor da dengue, chikungunya e do Zika. Arenilza Ventura é moradora do bairro Fábio I, uma das localidades de Cuiabá com alta infestação do Aedes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Arenilza é atenta para a limpeza de casa e do quintal e, lembra que é importante a participação de todos os vizinhos para o bairro se livrar do mosquito.

SONORA: Dona de casa, Arenilza Assunção Ventura

“Sempre que eles fazem a visita, recebo bem eles na minha casa. Eles entraram na minha casa, olharam o ralo do banheiro, entrou a dentro do quintal para olhar se tinha alguma coisa, algum foco. Eu sempre cuido do meu quintal, deixo sempre limpinho. Queria que todos os outros moradores fizessem a mesma coisa. Cada um fazer sua parte.”

REPÓRTER: Pedra Noventa, Dom Aquino, Dr Fábio I e II estão entre os bairros com maior número de infestação pelo mosquito Aedes, em Cuiabá. Para o perigo passar é fundamental que a população da capital abra as portas das casas para os agentes como explica o Secretário de Saúde de Cuiabá, Ari Junior.

SONORA: Secretário de Saúde de Cuiabá, Ari Junior

“Atenção moradores dos bairros de Cuiabá, ainda estamos em guerra contra o mosquito Aedes aegypti. Por favor, receba os nossos agentes. Todos têm uniforme, crachá. Faça a sua parte, porque não conseguiremos vencer o Aedes aegypti se não for com a colaboração de todos nós. Ele está dentro da minha casa, da sua casa e é esse o momento em que todos nós temos que trabalhar juntos para que, definitivamente, a gente afaste para longe esse terror, que é o Aedes aegypti, para nós e para a nossa família.”

REPÓRTER: A recomendação do Ministério da Saúde é que, cada família dedique 15 minutos por semana para combater o Aedes em casa, como ressalta o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, explica que, a única forma de proteção contra a dengue, chikungunya e Zica é impedir que o Aedes nasça.

SONORA: Cláudio Maierovitch, diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde

“A principal forma de eliminar o mosquito Aedes aegypti, que transmite pelo menos três vírus, que são muito importantes no Brasil - vírus que causa a dengue, que causa a chikungunya e que causa zika - é evitando que o mosquito nasça evitando a proliferação dos mosquitos. O mosquito precisa de água para colocar seus ovos e para que surjam novos mosquitos. Então é importante eliminar qualquer recipiente que contenha água parada.”

REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Por isso, a participação da população é fundamental. Saiba mais na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.