CRISTALINA (GO): Número de meninas entre 11 e 13 anos imunizadas contra HPV ainda é baixo, no município

Quantidade de meninas imunizadas com segunda dose da vacina contra HPV aumentou, em Cristalina. Mas, 45% das adolescentes ainda devem ir aos postos de saúde 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Dentro de aproximadamente 30 dias, Cristalina, aumentou mais 30 por cento a quantidade de adolescentes imunizadas na segunda dose contra o vírus HPV. Segundo o Ministério da Saúde, em Cristalina, 35 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade, já foram imunizadas. Mesmo assim, a cidade ainda está longe da meta estipulada pelo Ministério, que é de 80 por cento. Um dos principais motivos que afastaram as jovens da vacinação é o medo de supostas reações causadas pela dose contra o HPV. O Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, lembra que, a vacina oferecida pelo Sistema Único de Saúde é 100 por cento segura e que pequenas reações podem acontecer.
 
SONORA: Secretario de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que, essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de dólares aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer no colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais e isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”. 
 
REPÓRTER: A vacina contra o HPV é destinada para meninas de 11 a 13 anos de idade, faixa etária onde a imunização é mais completa, como explica o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde - Cláudio Maierovitch
 
"Se, nós elegêssemos uma idade maior para o início da vacinação, provavelmente nós vacinaríamos muitas jovens que já tiveram contato com o vírus. Então, a maneira de tornar melhor o aproveitamento da vacina, ou seja, alcançar uma quantidade maior de meninas, que terão um efeito benéfico da vacina, é utilizando aos 11 anos de idade."
 
REPÓRTER: Para tomar a segunda dose contra o HPV, a adolescente não precisa da autorização dos pais, basta levar o cartão de vacina ou um documento de identidade, ao posto de saúde mais próximo de casa e se imunizar. Quem ainda não tomou a primeira dose, também deve ir ao posto e atualizar a caderneta de vacinação.
 
Reportagem, Henrique Carmo 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.