CRATEÚS (CE): Município tenta reduzir número de casos de Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Em 2016, Crateús registrou mais de mil e duzentos casos confirmados de Chikungunya. A doença, transmitida pelo mesmo mosquito que dissemina a Dengue e o Zika, tem preocupado as autoridades locais. De acordo com o Ministério da Saúde, o município está em situação de alerta para infestação do vetor. Além dos casos de Chikungunya, também foram confirmados, em 2016, 343 casos de Dengue e 133 de Zika. A coordenadora de vigilância em Saúde de Cratéus, Camila Soares, garante que os agentes de endemias têm percorrido todas as residências de todos os bairros da cidade para informar a população sobre os perigos das doenças transmitidas pelo mosquito.

TEC./SONORA: Camila Soares, coordenadora da vigilância em Saúde
“A gente orienta que sempre que a pessoa apresentar o sintoma de uma das três doenças: febre, dor de cabeça, dor no corpo, dores nas articulações, dores musculares, elas evitem a automedicação porque é altamente arriscado. Ela pode estar tomando uma medicação que, ao invés de melhorar, vai agravar o estado de Saúde dela. E também é importante que a pessoa procure uma unidade de Saúde, não só por conta do tratamento dela em si, mas ela procurando a unidade vai notificar o paciente e a gente vai agir podendo realizar o bloqueio, para evitar que o mosquito pique a pessoa infectada e possa vir infectar outras pessoas naquela área”.

LOC.: Ao todo, Crateús conta com 32 agentes de endemias, que são divididos em equipes para, assim, atender todos os bairros da cidade. O agente Antônio Luiz, que trabalha na função há quase 15 anos, explica o que é feito junto à população.

TEC./SONORA: Antônio Luiz, agente de endemias
“Nós trabalhamos com panfletagens e fôlderes. E um desses fôlderes tem no seu verso 19 ações que você deve fazer para que o mosquito não se reproduza dentro do seu domicílio. Eu até costumo dizer para as pessoas nas minhas palestras, que se as pessoas desses 19 itens, a pessoa fizer simplesmente cinco, não tinha nem perigo de ter reprodução do mosquito em seu domicilio. Que é manter seus depósitos cobertos, manter toda vasilha que venha juntar água, protegida, coberta e selada. Questão do lixo: a coleta seletiva é bem intensa, o carro do lixo na nossa cidade passa todo dia”.

LOC.: De acordo com Antônio Luiz, nos bairros que apresentam os índices elevados, como por exemplo a cidade 2000, a prefeitura promove mutirões para conscientização em escolas, creches e associações. O Ministério da Saúde recomenda que cada família dedique 15 minutos por semana para eliminar os criadouros do mosquito dentro de casa. Não dê chances para o mosquito nascer. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.