CORUMBÁ (MS): Falta de cuidados com reservatórios de água dificulta combate à Dengue, Zika e Chikungunya

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Até o começo de dezembro, Corumbá havia registrado 800 casos suspeitos de Dengue, 89 de Zika e 30 Chikungunya em 2016. Mesmo no período de estiagem, o mosquito continuou agindo e muita gente ficou doente. Agora, com a aproximação do Verão, aumenta o medo de epidemia de uma dessas doenças. A gerente de vigilância em saúde do município, Viviane Ametlla, diz que um dos grandes problemas para se combater o mosquito na cidade é o número de imóveis fechados, que chega a quinze por cento, fechados na cidade.  O outro é a falta de cuidados com o armazenamento de água.
 
TEC/SONORA: Viviane Ametlla, gerente de vigilância em saúde

“A problemática maior que nós temos aqui no município, a nível de reservatório, é o A2, que nós chamamos. Que é aquele reservatório, nivelado com o solo, que armazena água muitas vezes, por problemas de abastecimento na cidade. Aí, ao fazer esse armazenamento, os moradores não vedam direito o reservatório.” 
 
LOC: A supervisora geral da Dengue em Corumbá, Margarida Brazan, acompanha de perto o trabalho dos agentes de saúde, que visitam casas e outros imóveis por toda a cidade. Margarida ensina como a população deve cuidar do reservatório para que ele não se torne um criadouro.
 
TEC/SONORA: Margarida Brazan, supervisora geral da Dengue

“Nós orientamos para lavar uma vez por semana o reservatório, passar a bucha ou a escova, principalmente naqueles depósitos de amianto. Porque ali é fácil de ficar grudado. Nós pedimos para passar mesmo a escova, retirar e passar água sanitária.”
 

TEC/SONORA: Os moradores de Corumbá que quiserem fazer denúncias sobre possíveis focos do mosquito podem ligar para a ouvidoria da cidade, no número 0800 647 2255, repetindo, 0800 647 2255. Para mais informações acesse saude.gov.br/combateaedes

Receba nossos conteúdos em primeira mão.