O Procurador Geral da República, Rodrigo Janot denunciou nesta sexta-feira (25) ao Supremo Tribunal Federal (STF) os senadores do PMDB Renan Calheiros (AL), Romero Jucá (RR), Garibaldi Alves (RN) e Valdir Raupp (RO). Além deles, foram denunciados o ex-presidente José Sarney e o ex-senador Sérgio Machado, também do PMDB.
O inquérito está relacionado à investigação de corrupção na estatal Transpetro, que foi presidida por Sérgio Machado. Segundo a denúncia da Procuradoria Geral da República os políticos do PMDB receberam propinas de contratos da empresa através de doações declaradas à diretórios estaduais e municipais do partido.
De acordo com a PGR, Sérgio Machado tinha o apoio político de senadores do PMDB, inclusive dos denunciados, e do ex-presidente José Sarney, para sua manutenção no cargo de presidente da Transpetro. A denúncia afirma que a sistemática de apoio político em troca de vantagens indevidas se repetiu exaustivamente na Petrobras, como revelado pelas investigações da Operação Lava Jato.
De Brasília, João Paulo Machado