CORRENTE (PI): Apenas 42 meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Segunda dose da vacina contra HPV está disponível para meninas entre 11 e 13 anos nos postos de saúde, de Corrente

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Com a mudança de local na segunda etapa de vacinação contra o vírus HPV, em Corrente, no Piauí, os pais ainda não levaram as adolescentes para tomar a segunda dose da vacina. Somente cinco por cento das jovens, de 11 a 13 anos, receberam a imunização na cidade. O número representa apenas quarenta e duas meninas protegidas do câncer do colo de útero, terceiro tipo que mais mata mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer. Em Corrente, a primeita etapa de vacinação contra o vírus HPV, aconteceu nas escolas do municipio. A segunda etapa acontece em uma das 13 unidades de saúde ou, em um dos 17 postos de atendimento localizados na zona urbana e rural. A dona de casa, Bárbara Castro, gostou de levar a filha para tomar a vacina. Ela também ressaltou a importância da imunização.
 
SONORA: Bárbara Castro, dona de casa
 
“Eu gostei de ter feito isso. Poderia ter feito isso na época da gente também, mas como surgiu agora eu estou aproveitando. A importância é para prevenir e não pegar essa doença, no caso a doença do câncer do colo de útero”.
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, devem surgir cerca de 400 novos casos de câncer do colo de útero, neste ano, no estado do Piauí. Para se prevenir, as adolescentes de 11 a 13 anos devem comparecer a uma unidade de saúde levando carteira de vacinação ou documento de identidade. A coordenadora de Saúde da Família, Bianca Calazans, faz um convite para que as jovens compareçam aos postos para tomar a vacina.
 
SONORA: Bianca Calazans, coordenadora de Saúde da Família.
 
“Gostaria de chamar todas as nossas adolescentes, que venham as unidades de saúde. Que procurem essa unidade de saúde para estar realizando a segunda dose da vacina do HPV. Aquelas que tomaram a primeira dose nas escolas, que elas procurem as nossas unidades da saúde, todos postos de atendimento, inclusive também o posto do hospital, para que nos possamos acabar definitivamente, erradicar o vírus que tanto mata mulheres e que tanto causa lesões graves durante toda a nossa vida. Então, meninas, venham se vacinar porque vacinar é prevenir. Vacinar é saúde”.
 
REPÓRTER: A vacina contra o papiloma vírus pode ser encontrada em Corrente, em uma das 13 unidades de saúde ou, em um dos 17 postos de atendimento localizados na zona urbana e rural. O atendimento as adolescentes é de segunda a sexta-feira, de sete da manhã ao meio dia e, de duas às cinco da tarde.

Reportagem, Pedro Paulo Borges

Receba nossos conteúdos em primeira mão.