CORONEL FABRICIANO (MG): Municípios da região se unem para evitar aumento de casos de Febre Amarela

 Profissionais de saúde dos 35 municípios que abrangem a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano se reuniram para repassar informações sobre o surto de Febre Amarela e ações de enfrentamento. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Profissionais de saúde dos 35 municípios que abrangem a Regional de Saúde de Coronel Fabriciano se reuniram para repassar informações sobre o surto de Febre Amarela e ações de enfrentamento. Na ocasião a Subsecretária Estadual de Gestão Regional, Márcia Faria, afirmou que a medida mais importante para prevenção da febre amarela é a vacinação. A prioridade da imunização é para os moradores da zona rural, de acordo com o Ministério da Saúde. O diretor de Vigilância das Doenças, Eduardo Hage fala sobre as recomendações da vacina.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.
 
“Se recomenda iniciar a vacinação somente para as pessoas que residem nessas áreas ou para as pessoas que vão se deslocar para essas áreas. Além dos estados que já tradicionalmente havia recomendação de vacinação, o Ministério incluiu, como medida preventiva, a vacinação em municípios próximos ao estado de Minas Gerais: municípios situados no Espírito Santo e os municípios situados no Rio de Janeiro. Todos eles fazem fronteira com o estado de Minas Gerais onde tem ocorrido essa emergência”.
 

 

REPÓRTER: O Superintendente Regional de Saúde, Wagner Barbalho, que esteve no encontro esclareceu que como a febre amarela é uma doença que evolui rapidamente para gravidade e possui alto índice de morte, o objetivo é conter o avanço das formas graves da doença, além de agilizar o bloqueio vacinal e vetorial na região.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.