COROATÁ (MA): Equipe de saúde ganha reforço de médicos cubanos para atuarem no combate à Tuberculose

Salvar imagem

 

LOC: Tosse, febre, cansaço, perda de peso e falta de apetite são alguns dos sintomas da Tuberculose. O técnico de refrigeração, Ivaldo Ribeiro de Melo, de 36 anos, não sabia nada a respeito da doença. Passou um mês tomando remédio para gripe. Quando decidiu procurar atendimento médico já estava fraco e precisou ser internado. Perdeu dez quilos e levou um susto ao receber o diagnóstico de que estava com Tuberculose. Ele conta que teve que se afastar do serviço.

 

TEC/SONORA: Ivaldo Ribeiro, técnico de refrigeração.

“Eu tenho diabetes já há quase 15 anos e o susto foi muito maior. A questão aqui é que quando foram me diagnosticar eu já estava escarrando sangue. Já está com dois meses que eu não estou trabalhando. Agora eu comecei no serviço, só que eu venho pra cá e fico só por aqui mesmo em alguns consertos pequenos. Não posso pegar sol, não posso pegar sereno, não posso fazer força, não posso pegar poeira, foi o que me recomendaram. Então, praticamente não posso fazer nada.”

 

LOC: Em 2016, Coroatá registrou 30 casos de Tuberculose. Nos primeiros meses deste ano, já foram notificados seis casos suspeitos e 19 pessoas estão em tratamento. De acordo com o secretário de Saúde, Vinícius Araújo, as ações preventivas da doença estão sendo feitas periodicamente nas ruas e que a rede de atenção básica de saúde ganhou o reforço de oito médicos cubanos.

 

TEC/SONORA: Vinicius Araújo, secretário de Saúde.

 “Eu estou mandando um cubano fazer treinamento agora. E a gente tá marcando com o estado uma capacitação para os enfermeiros e médicos da atenção básica aqui em Coroatá mesmo. Não adianta só a gente dar a medicação, a gente tem que fazer um acompanhamento desse paciente.”

 

 

LOC: A Tuberculose é uma doença contagiosa transmitida pelo ar. O diagnóstico é feito por meio de exames de raio X e escarro. O tratamento é oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde, SUS, e dura no mínimo seis meses. É importante lembrar que o paciente deve seguir o tratamento até o final para obter a cura. Para mais informações sobre a Tuberculose, acesse saude.gov.br.

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.