COREAÚ (CE): Cidade está em situação de risco quanto a infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Coreaú está em situação de risco para infestação do mosquito transmissor da Dengue, da Zika e da Chikungunya. A informação consta em levantamento feito pelo ministério da Saúde. Na cidade, o índice de infestação é de quatro e meio por cento, mais de três vezes acima do que é tolerável, segundo o próprio ministério. Por isso, a população precisa redobrar os cuidados para evitar o acumulo de água parada em recipientes como vasos de plantas, pneus, garrafas e vasilhames em geral. Esses recipientes são os ideais para a proliferação do mosquito, que se reproduz em água parada. O diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage lembra que a responsabilidade em combater o mosquito é de todos, mas que dentro de casa, é dever do morador.


TEC/SONORA:
 Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde
“Não há como o órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental  é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população entender como se dá a transmissão, qual a  importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa e em alguma situações usar adequadamente larvicida ou inseticida.”

LOC
: Se você precisa armazenar água em casa, precisa fazer do modo certo. Ouça o que diz a coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde, Ana Carolina Santelli.

TEC/SONORA
: Coordenadora geral dos Programas de Controle das Doenças Transmitidas pelo mosquito, do ministério da Saúde
Uma forma de equacionar essa questão em ter que armazenar água e não permitir que esse armazenamento se transforme em criadouros do mosquito é uma estratégia de colocar uma tela ou um filó com elástico em volta, cobrindo esses reservatórios. Então, não permitindo que o mosquito pouse nesses locais para colocar os ovos”

LOC
: Participe desta luta contra o mosquito. Receba os agentes de saúde e endemias quando eles visitarem a sua casa.  Medidas simples como essas podem livrar você e sua família da Dengue, da Zika e da Chikungunya. Se você quer saber mais sobre como enfrentar esse mosquito, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.