Data de publicação: 17 de Novembro de 2014, 22:00h
Tempo de áudio 03'00''
REPÓRTER: A coqueluche é uma doença respiratória infecciosa aguda, causada por bactéria. A transmissão se dá, principalmente, pelo contato direto com a pessoa doente, por meio da saliva e com objetos contaminados. O principal sintoma é tosse seca contínua, mas na fase inicial pode ser confundida com uma gripe. Foi exatamente isso que pensou a pensionista, Maria das Dores Barbosa, quando os quatro filhos menores de dez anos contraíram coqueluche ao mesmo tempo:
SONORA: pensionista Maria das Dores Barbosa
"Aí que foi descoberto com mais ou menos com uma semana porque eles estavam tratando de uma gripe, de uma gripe passou para uma tosse alérgica e aí depois que foi descobrir que era coqueluche. Tossiam tanto que faltavam o fôlego, os olhos ficavam vermelhos, ficaram roquinhos, soltavam aquela secreção, aquela baba grossa, eles engasgavam com aquela baba, foi terrível, eles não conseguiam nem comer por causa da tosse e vomitavam, tossiam tanto que vomitavam."
REPÓRTER: De acordo com o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, bebês são os mais propensos a apresentar formas graves da coqueluche que podem causar morte:
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa
"A coqueluche ainda é um problema de saúde pública importante no mundo pra crianças, principalmente, em crianças menores de seis meses. Em pessoas de boa saúde, adultos jovens, a coqueluche pode ter poucos sintomas, ser confundida com outras doenças respiratórias e isso transmitiria pra criança pequena. Ela pode ter uma letalidade alta quando não é diagnosticada corretamente. Estimasse que haja, todos os anos, 50 milhões de casos no mundo e 300 mil óbitos no mundo inteiro, relacionados com essa doença."
REPÓRTER: A melhor forma de prevenir a coqueluche é tomando a vacina, que já é oferecida pelo Sistema Único de Saúde a crianças de todo o Brasil a partir dos dois meses de idade. Neste mês de novembro, o SUS também passou a oferecer a vacina para gestantes com o objetivo de proteger os bebês a partir do primeiro dia de vida, conforme explica o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa:
SONORA: secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde - Jarbas Barbosa
"Que é a chama dTp acelular para gestantes. Deve se aplicada entre a 27ª e a 36ª semana de gravidez. O objetivo é produzir altos tipos de anticorpos na gestante de maneira que ela faça essa transferência, com isso, o bebê nasça, de alguma maneira vacinado, protegido com essa vacinação, entre aspas, feita pelos anticorpos da mãe que foram transferidos pra ele."
REPÓRTER: A vacinação com a dTp acelular soma-se a outras medidas já adotadas pelo Ministério da Saúde para reduzir a incidência e mortalidade por coqueluche, entre elas, a revisão do protocolo de tratamento com recomendação de uso de antibióticos com mais eficácia. Para saber mais, acesse: www.saude.gov.br.
Reportagem, Ana Cláudia Amorim
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev