CONSUMIDOR:“Piratômetro” online ajuda fugir de produtos falsificados na internet. Conheça ferramenta

Quem faz compras pela internet passou a contar com uma nova ferramenta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio – 2min26seg

REPÓRTER: Quem faz compras pela internet passou a contar com uma nova ferramenta para fugir de sites que vendem produtos piratas. O Fórum Nacional Contra a Pirataria lançou o Click Original, uma página na internet que vai monitorar e denunciar sites que vendem produtos falsificados. Por meio do "Piratômetro", como já é conhecido, o internauta pode acompanhar o consumo de produtos piratas e fazer denúncias. Segundo o presidente do Fórum Nacional Contra a Pirataria, Edson Vismona, as denúncias dos internautas registradas pelo "Piratômetro" vão ser encaminhadas para os órgãos responsáveis como a Receita e a Polícia Federal. Ele alerta que, os sites que mais oferecem produtos pirateados no Brasil têm origem na China.

SONORA: presidente do Fórum Contra a Pirataria, Edson Vismona

"Hoje os sites chineses já são os líderes de mercado na oferta de produtos. E esses sites oferecem muitos produtos de origem duvidosa. Então nós estamos desenvolvendo uma nova frente, que é acompanhar as ofertas de produtos ilegais pela internet. E a partir desse nosso portal, do Click Original, nós vamos disponibilizar essas informações em caráter setorial, em espaço aberto, para a sociedade, para os órgãos públicos, para os consumidores."

REPÓRTER: Este ano, a Receita Federal já apreendeu cerca de dois bilhões de Reais em produtos piratas no país. O órgão deve destruir até esta sexta-feira, mais de três mil toneladas de produtos falsificados, em ações referentes a semana nacional de combate a pirataria. O secretário da Receita Federal, Carlos Barreto, conta que, a internet é uma ferramenta importante usada pelos fiscais.

SONORA: secretário da Receita Federal, Carlos Barreto

"Nós monitoramos a partir do uso da inteligência na internet, na web, para identificar onde vai ocorre a entrega física desses bens. Porque tem que ter um depósito para fazer essa distribuição física. Aí, nós utilizamos a inteligência para identificar e buscamos atuar nos depósitos e nos meios de distribuição."

REPÓRTER: O "Piratômetro" do Fórum Nacional Contra a Pirataria, já mostra que, em apenas dois dias, cerca de um milhão de produtos piratas foram comercializados no mundo. Para denunciar sites que vendem produtos piratas e para acompanhar o contador do "Piratômetro" basta acessar na internet o endereço eletrônico www.clickoriginal.org. No site da Receita Federal, também é possível fazer denúncias. O endereço é www.receita.fazenda.gov.br  

Reportagem, Cristiano Carlos

Receba nossos conteúdos em primeira mão.