CONCILIAÇÃO: No Pará, mais de 13 mil audiências foram agendas para a Semana de conciliação

O encerramento da Semana Nacional da Conciliação será marcado por um Casamento Comunitário que ocorrerá neste sábado, 26, no auditório no Fórum Cível de Belém.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

REPÓRTER: Em vez de uma briga judicial, que pode levar anos, um dos caminhos mais sensatos é ir em busca de um acordo. Com esse objetivo, a Semana Nacional da Conciliação, em sua 11ª edição, em todo o Brasil, tem feito centenas de audiências. No Pará, todos os envolvidos na ação, cerca de 3 mil pessoas, entre juízes, servidores, conciliadores e colaboradores, tentam com as partes envolvidas o acordo mais adequado para cada caso, como ocorreu com o pedreiro Carlos Silva Mendes, inadimplente com a concessionária de energia elétrica. Carlos parcelou sua dívida em várias prestações e ressaltou a facilidade para resolver o problema. 
 
SONORA: Carlos Silva Mendes. 
 
Estava totalmente inadimplente, então, tive que vir pra cá, pra conciliação, olha, sinceramente, além dos descontos, o número de prestação é maior, e todas as vezes nas negociações eu consegui incluir no meu orçamento, muito mais fácil por aqui”. 
 
REPÓRTER: 13.500 audiências foram agendadas no Pará para a 11˚ Semana Nacional da Conciliação, que teve início no último dia 21. De acordo com a coordenadora do evento, a juíza Kédima Lyra, em comparação a 2015, o Tribunal de Justiça do Pará teve um aumento de 9% no agendamento de audiências, ou seja, quase 1.100 audiências a mais que o ano anterior. O vice-presidente do TJPA, desembargador Ricardo Nunes, destaca que conciliar é uma forma inteligente de se resolver os problemas. 
 
SONORA: Desembargador Ricardo Nunes. 
 
“A conciliação é uma forma democrática de resolução dos problemas judiciais, as partes tem que estar presentes nas audiências despidas de qualquer sentimento, a fim de que a conciliação se efetive, se efetivada ganha todo mundo, todos saem ganhando na verdade”.  
 
REPÓRTER: O encerramento da Semana Nacional da Conciliação será marcado por um Casamento Comunitário que ocorrerá neste sábado, 26, no auditório no Fórum Cível de Belém, quando 126 casais oficializarão a união. A cerimônia de casamento será presidida pela desembargadora Dahil Paraense, coordenadora Geral do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais e Solução de Conflitos, o Nupemec.
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.