CONCILIAÇÃO: Judiciário soluciona conflitos e firma acordos

O Poder Judiciário proporcionou a oportunidade de resolver um conflito pro meio do diálogo, sem ingressar com uma ação na Justiça. A doméstica Euzemira Póvoa precisava do histórico escolar do filho e não estava tendo acesso ao documento.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 2min15seg

LOC/REPÓRTER: O Poder Judiciário proporcionou a oportunidade de resolver um conflito pro meio do diálogo, sem ingressar com uma ação na Justiça. A doméstica Euzemira Póvoa precisava do histórico escolar do filho e não estava tendo acesso ao documento. Ela procurou os serviços da Casa de Justiça e Cidadania e relata como conseguiu solucionar o problema.

TEC/SONORA: Euzemira Póvoa.

"Aonde ele estudava, a mulher do colégio estava com o histórico e nada dela falar comigo, inventava sempre uma desculpa. Ai eu fui lá, ele pegou, ligou para ela e ela disse que ia me dar esse histórico. Ele falou que se ela não entregar que eu ia ter que ir para a Justiça, mas não foi o caso, foi tão rápido que não foi preciso, porque eles mesmos entraram em contato com ela, eles ajudaram com o que eu não estava conseguindo".

LOC/REPÓRTER: Com a intenção de solucionar conflitos por meio do diálogo e da conciliação, a Casa de Justiça e Cidadania do Judiciário paraense, desenvolveu atividades ao longo deste ano e o saldo foi positivo. Ao todo, 93 exames de DNA foram realizados e 124 estão cadastrados. Outro serviço foi o divórcio consensual, com 75 atendimentos. Já o projeto "Pai Presente", registrou 328 reconhecimentos de paternidade. No Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania, 313 audiências terminaram em acordos e mais de 1.200 atendimentos foram realizados. A coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania, juíza Antonieta Mileo, destaca que o cidadão é beneficiado com as ações.

TEC/SONORA: Coordenadora da Casa de Justiça e Cidadania, juíza Antonieta Mileo.

"A gente tem dado visibilidade ao serviço da Casa de Justiça, para que o jurisdicionado tenha conhecimento da existência desse grande serviço que o Poder Judiciário tem à disposição do cidadão, que resolve as questões de orientação jurídica, atendimento ao projeto "Pai Presente", que é o reconhecimento da paternidade espontânea, que é um direito fundamental de todo cidadão. A gente tem um grande leque de serviços para oferecer ao cidadão".

LOC/REPÓRTER: Os atendimentos na Casa de Justiça e Cidadania estão disponíveis e os interessados podem procurar a instituição, localizada na avenida Almirante Barroso, 2380, no bairro do Marco, em Belém.

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.