CONCILIAÇÃO: Judiciário realiza audiências e firma acordos

O vigilante Wagner Lourinho aproveitou a Semana Nacional de Conciliação para resolver uma pendência com uma operadora de telefonia. Depois de uma cobrança indevida, o vigilante pediu o cancelamento da conta e pelos transtornos, entrou com uma ação na Justiça.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo do áudio - 2min25seg

REPÓRTER: O vigilante Wagner Lourinho aproveitou a Semana Nacional de Conciliação para resolver uma pendência com uma operadora de telefonia. Depois de uma cobrança indevida, o vigilante pediu o cancelamento da conta e pelos transtornos, entrou com uma ação na Justiça. Wagner Lourinho conciliou o problema, recebeu uma indenização por danos morais e garante que ficou satisfeito com o acordo.

SONORA: Vigilante, Wagner Lourinho.

"Busquei nessa conciliação resolver esse problema da melhor maneira possível, com o espírito de conciliar, entrar em um acordo, no qual a gente conseguiu resolver. Para mim, o principal não seria em questão de resolver esse problema por valores e sim em resolver, em entrar em um acordo".

REPÓRTER: Na 1ª Vara de Juizado Especial Cível, devem ocorrer 10 audiências por dia durante a Semana Nacional de Conciliação.Os casos mais procurados para firmar acordos são de condomínio, empresas aéreas e de telefonia. A juíza Ana Patrícia Nunes explica os trabalhos.

SONORA: Juíza, Ana Patrícia Nunes.

"Para essa semana de conciliação nós separamos basicamente essas ações, esse tipo de demanda, porque são grandes litigantes, são demandas repetitivas, elas se repetem, elas tem o mesmo fundamento, a mesma causa. E a gente espera atingir pelo menos mais de 60% de acordo".

REPÓRTER: Na programação, os estagiários do Curso de Mediação Judicial também realizam as audiências. Eles são capacitados pelo Núcleo Permanente de Mediação e Conciliação, o Nupemec. Depois de atuarem em audiências reais e ganharem certificado, os novos conciliadores vão fazer parte dos Centros Judiciários de Solução de Conflito e Cidadania. À frente do Nupemec, a desembargadora Dahil Paraense enfatiza os benefícios da conciliação.

SONORA: Desembargadora, Dahil Paraense.

"É o futuro do Judiciário isso, a mediação. Que o objetivo é diminuir a judicialização da ação, ajudar a sociedade, orientar e estimular essa cultura da paz social. Então, esse é grande o objetivo de ajudar a sociedade, nesse sentido".

REPÓRTER: O Poder Judiciário agendou 4.500 processos para a Semana Nacional de Conciliação, que ocorre em todo o Pará até 28 de novembro.

Reportagem, Thamyres Nicolau

Receba nossos conteúdos em primeira mão.