CONCILIAÇÃO: Centro Judiciário realiza 69% de acordos com o Banco do Brasil

Além dos processos já em trâmite, o Cejusc atua também na fase pré-processual, evitando que os conflitos sejam levados à justiça.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 

 
REPÓRTER: O Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (CEJUSC) atingiu um índice de 69% de acordos na ação de Pauta Concentrada de Audiência de Conciliação, realizada nesta segunda e terça-feira, dia 30 de novembro e 1º de dezembro, tendo como parte nos processos o Banco do Brasil. A atividade está inserida na programação da Semana Nacional de Conciliação do Tribunal de Justiça do Pará (TJPA), e agendou para apreciação 111 processos que tramitam nas Varas de Juizados Especiais e nas Varas Cíveis e Empresariais de Belém. A intenção do Cejusc é realizar todos os meses uma pauta concentrada, destaca a coordenadora do CEJUSC, juíza Ana Patrícia Nunes.
 
SONORA: Juíza Ana Patrícia Nunes.  
 
A intenção é todos os meses fazer uma pauta concentrada com uma empresa grande demandada. O cejusc, ele iniciou a parti de agosto a realizar ações de pautas concentradas com grandes demandadas, empresas que tenham um número muito grande de ações judicializadas contra ela”.
 
REPÓRTER: Nos dois dias de ação, foram realizadas 51 audiências e, deste total, 35 conciliações. A próxima ação do Cejusc Famaz terá como parte a Centrais Elétricas do Pará, Celpa, quando cerca de 200 ações serão colocadas em pauta. A ação já está programada para os dias 9, 10 e 11 de dezembro, como ressalta a coordenadora do CEJUSC, juíza Ana Patrícia Nunes, que também destaca as ações do próximo ano.
 
SONORA: Juíza Ana Patrícia Nunes.  
 
“Nós vamos fazer do dia 9,10 e 11 de dezembro, uma pauta concentrada com a empresa Celpa e no ano que vem nós temos programado pra fazer com a empresa Tim e com a empresa Vivo, só falta fechar as datas”.
 
REPÓRTER: A advogada Janaína Calandrini, que assistiu a um dos demandantes contra o Banco do Brasil, destaca a importância das parcerias para que processos que poderiam levar cinco anos podem ser resolvidos de modo bem mais rápido e em menos tempo.
 
SONORA: Advogada Janaína Calandrini.
 
“E essa iniciativa que eles estão tendo aqui tanto em parceria, no caso, o nosso, o Banco do Brasil mais o TJE, é uma parceria muito boa, porque no caso do meu processo, uma ação ordinária por danos matérias e morais, é uma ação que no mínimo, no mínimo, vai levar de três a cinco anos, conseguimos fazer um acordo. Resolver e que outras instituições, tanto bancarias ou não bancarias, poderiam aderir, evita muito desgaste e tempo, e tempo é dinheiro”.
 
REPÓRTER: O CEJUSC FAMAZ funciona na Faculdade Metropolitana da Amazônia (FAMAZ), localizada na Travessa Quintino Bocaiúva, próximo à Rua Municipalidade, no bairro do Reduto, em Belém, no horário de oito da manhã as duas da tarde. Além dos processos já em trâmite, o Cejusc atua também na fase pré-processual, evitando que os conflitos sejam levados à justiça.
 
 
Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.