CONCEIÇÃO DO COITÉ (BA): Apenas 25% das meninas entre 11 e 13 anos tomaram segunda dose da vacina contra HPV, no município

Meta do Ministério da Saúde e de imunizar 75% das meninas entre 11 e 13 anos, com segunda dose da vacina contra HPV, que está disponível nos postos de saúde, de Conceição do Coité 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Localizado no nordeste baiano, o município de Conceição do Coité não conseguiu alcançar a meta de vacinação, na segunda fase da campanha contra o HPV. Segundo dados do Ministério da Saúde, a cidade vacinou aproximadamente 25 por cento das meninas de 11 a 13 anos de idade. A meta do próprio ministério é de 75 por cento, destas jovens imunizadas. A Vacina contra o HPV é aplicada em meninas desta faixa etária, por ser o período onde a imunização será mais completa. É o que explica, o diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch.
 
SONORA: Diretor de Vigilância das Doenças Transmissíveis, Cláudio Maierovitch
 
"Ao escolher a idade de vacinação, se procura observar duas coisas: a primeira é qual é a idade em que há maior chance de que seja dada uma proteção duradoura. Quanto mais tarde se dá a vacina, mais provavelmente essa menina, esta jovem terá uma proteção duradoura. Por outro lado, quanto mais tarde se dá a vacina, maior é a chance de que estar jovem já tenha tido contato com o vírus, e a vacina não funciona se ela já tiver tido contato com o vírus ou já tiver tido infecção natural. Então, nós temos muitos estudos que demonstram que a idade ideal, em que é muito pouco provável que a menina tenha iniciado qualquer tipo de atividade sexual, e por outro lado, ela já tem uma idade boa para adquirir imunidade, é aos 11 anos de idade".
 
REPÓRTER: O vírus HPV é o principal causador do câncer do colo do útero. A doença é a quanta causa de morte mais frequente entre as mulheres no Brasil, segundo o Instituto Nacional do Câncer, que prevê para 2015, mais de mil e 100 novos casos da doença, só no estado da Bahia. Em Conceição do Coité, existem 12 postos de saúde e oito unidades básicas de saúde, onde a vacina está sendo distribuída. As meninas de 11 a 13 anos de idade não precisam está acompanhada de um responsável para se vacinar. Basta ir à unidade de saúde mais próxima, com o cartão de vacina ou a carteira de identidade.

Reportagem, Henrique Carmo

Receba nossos conteúdos em primeira mão.