CONCEIÇÃO DO COITÉ (BA): Agentes comunitários pararam com a campanha de conscientização da vacina contra o vírus HPV nas escolas

Dados do Ministério da Saúde revelam que menos de 30% das meninas entre 11 e 13 anos, tomaram a segunda dose da vacina.

Salvar imagem

REPÓRTER: Com a chegada das férias escolares em Conceição do Coité, os agentes comunitários tiveram que encerrar os trabalhos de conscientização que tem sido feito nas escolas do município. Com o encerramento da campanha de conscientização, o município não alcançou a meta de vacinação da segunda dose contra o vírus HPV estabelecida pelo Ministério da Saúde. Dados do Ministério apontam que menos de 30% das meninas entre 11 e 13 anos, tomaram a vacina. O baixo número não superou a expectativa do Ministério, que é imunizar no mínimo 75% das adolescentes da região. A Coordenadora Geral do Plano Nacional de Imunização de Conceição do Coité, Fátima Ribeiro, conta que a baixa procura pela segunda dose ocorreu também devido aos casos adversos de efeitos colaterais que foram veiculados em jornais de todo o Brasil. Para aumentar o índice de vacinação contra o vírus HPV, a Coordenadora Fátima Ribeiro faz um convite para as meninas procurarem as unidades de saúde em busca da vacina.

SONORA: Coordenadora Geral do Plano Nacional de Imunização, Fátima Ribeiro.
 
“Mesmo agora com as escolas em recesso, procurem as unidades de saúde, as salas de vacina. Tanto que eu tenho conversado com as pessoas que mesmo agora em 2015, a gente sabe que vai ser da faixa de nove a onze, mas isso não invalida a segunda dose dessas adolescentes que tomara sua segunda dose anos passado”.
 
REPÓRTER: Segundo o Instituto Nacional do Câncer, o vírus HPV é o principal causador de câncer do colo do útero, além de ser a quarta doença que mais mata mulheres no Brasil. Dados do Ministério da Saúde revelam que 14 mulheres morrem a cada dia devido ao câncer do colo do útero. O epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, explica o calendário e as três fases de vacinação contra o vírus HPV. 
 
SONORA: Epidemiologista do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.
 
“O calendário da vacinação nosso é em 2014 vacinar meninas com 11,12 e 13 anos com duas doses. A Primeira dose, e seis meses depois da primeira dose, a menina tem que tomar a segunda dose. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose, podem fazê-lo a qualquer momento. Mas quanto mais rápido fizer, a gente tem mais garantia de que a proteção contra a vacina é completa. Cinco anos depois da primeira dose, ela precisa tomar uma terceira dose”.
 
REPÓRTER: É importante que as meninas de Conceição do Coité tomem a vacina contra o vírus HPV. As adolescentes que ainda não tomaram a segunda dose da vacina podem procurar qualquer um dos dois postos de saúde do município. As duas unidades estão localizadas na zona rural do município e abertas ao público de segunda a sexta-feira, de oito da manhã a cinco da tarde. As adolescentes não precisam da autorização dos pais para tomar a vacina. Basta levar o cartão de vacinação ou um documento com foto.
 
Com colaboração de Guilherme Pesqueira. Reportagem, Henrique Carmo

 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.