Conceição do Araguaia (PA): Procura pela segunda dose da vacina contra o HPV está baixa

As jovens de 11 a 13 anos de Conceição do Araguaia devem tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, principal causador do câncer no colo do útero. No município, apenas 19 por cento das meninas foram vacinadas. O número é bem inferior à meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 75 por cento das meninas dessa faixa etária. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: As jovens de 11 a 13 anos de Conceição do Araguaia devem tomar a segunda dose da vacina contra o vírus HPV, principal causador do câncer no colo do útero. No município, apenas 19 por cento das meninas foram vacinadas. O número é bem inferior à meta do Ministério da Saúde, que é vacinar 75 por cento das meninas dessa faixa etária. O Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, afirma que a vacina é segura, e explica a importância em se imunizar contra o HPV.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Essa geração que está sendo vacinada contra o HPV, combinando a vacina contra o HPV com o exame Papanicolau a partir dos 25 anos, pode ser a primeira geração livre de mortes por câncer de colo do útero. Por isso as famílias não podem perder essa oportunidade, e não devem dar ouvidos a boatos de redes sociais, a boatos que não tem nem comprovação no Brasil nem em qualquer lugar do mundo. Hoje qualquer menina do nosso país pode estar protegida contra o câncer de colo do útero. Por isso é muito importante que as meninas que tomaram a primeira dose tomem a segunda. A proteção só está completa quando ela toma a segunda dose, e cinco anos depois ela toma o reforço. Para que a gente tenha a mortalidade por câncer no colo de útero reduzida de maneira drástica no nosso país..”
 
REPÓRTER: De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, somente no estado do Pará, 830 mulheres devem ser diagnosticadas com o câncer no colo do útero em 2015. O instituto também alerta que essa é a quarta morte por câncer mais frequente entre as mulheres no Brasil. Meninas que ainda não tomaram a segunda dose devem se dirigir ao centro de saúde mais próximo, com o cartão de vacina ou identidade em mãos. A vacina e o atendimento são gratuitos. Vale lembrar que, a partir de janeiro deste ano, meninas de 9 e 10 anos também podem tomar a vacina contra o HPV.
 
Reportagem, Lis Cappi.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.