COMUNICAÇÕES: Emissoras de rádio são autorizadas a fazer migração para FM

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Ministério das Comunicações autorizou a migração de 53 rádios de amplitude modulada, AM, para a faixa de frequência Modulada, FM, em vários estados. Após a assinatura do termo aditivo, as rádios devem apresentar uma proposta de instalação da FM e solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a permissão de uso da radiofrequência. 
 
Depois da liberação da Anatel, os veículos já podem começar a transmitir a programação na faixa de FM. Para fazer a migração, os radiodifusores terão que pagar entre R$ 8,4 mil e R$ 4,4 milhões, que é o valor da diferença entre as outorgas de AM e de FM. As emissoras também vão precisar adquirir equipamentos para a transmissão do novo sinal. Atualmente, mil 781 emissoras estão na frequência de AM em todo o Brasil e mil 386 pediram para mudar de faixa. Dessas, 948 rádios já poderão fazer a migração em 2016, mas 438 emissoras terão de aguardar a liberação do espaço que vai ocorrer com a digitalização da TV no país.
 
A migração de faixa é uma antiga reivindicação dos radiodifusores e foi autorizada por um decreto presidencial em 2013. As rádios AM têm enfrentado queda de audiência e de faturamento devido a interferências na transmissão de sua programação. Além disso, não podem ser sintonizadas por dispositivos móveis, como celulares e tablets.
 
Com informações do Ministério das Comunicações, reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.