COMBATE AEDES: Salas estaduais de controle e situação vão receber visita de técnicos da Sala Nacional

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 REPÓRTER: Apartir de maio, representantes da Sala Nacional de Coordenação e Controle e técnicos do Ministério da Saúde vão percorrer todos estados brasileiros para fortalecer as ações de combate ao Aedes aegypti.  A equipe pretende intensificar a realização de medidas permanentes e sustentáveis para o controle e enfrentamento ao mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. A coordenadora da sala nacional, Marta Damasco, fala sobre o papel do grupo que é formado por diversos agentes públicos.
 
 
SONORA: Marta Damasco, coordenadora da sala nacional de coordenação e controle
 
“A sala coordena as ações. A sala faz ações voltadas para o estímulo das ações estaduais, seja por falar de ações indutoras, seja por coordenar a distribuição de insumos e também de estar mandando efetivo do Ministério da Defesa. Além dessas ações, a gente também faz uma ação indutora de incentivo, estímulo mesmo para que as salas estaduais continuem no seu trabalho de coordenação em relação aos municípios. E de estimular que todos os municípios tenham uma sala”.  
 
 
REPÓRTER: Até agora, os estados do Tocantins e Piauí foram os primeiros a receberem a visita técnica. Marta Damasco lembra que as ações durante as visitas serão adaptadas às necessidades de cada estado. O próximo estado a receber a visita é o Acre, no dia 3 de maio. Os profissionais vão acompanhar o trabalho dos agentes de combate às endemias nas escolas e a participação no comando de saúde nas rodovias, que dará orientações sobre o combate ao mosquito.
 
 
Reportagem, William Nascimento

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.