COLNIZA (MT): Menos de 25 por cento de meninas entre 11 e 13 anos do município de Colniza estão vacinadas na segunda dose contra o

...

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O vírus HPV é o principal causador do câncer no colo do útero, que é uma das causas de morte mais frequentes na população feminina do Brasil. A vacina previne que meninas e mulheres tenham contato com o vírus é dividida em três doses. No Brasil, a vacina tem sido oferecida gratuitamente nos postos de saúde. No município de Colniza, a primeira dose da vacina teve boa procura, porém na segunda, as meninas não compareceram aos postos de saúde. A meta estabelecida pelo Ministério da saúde é de que pelo menos 75 por cento de meninas entre 11 e 13 anos estejam vacinadas na segunda dose. Colniza atingiu menos de 25 por cento. A dona de casa, Sandra Maria, levou a filha, Iaskara Martins para tomar ser vacinada, para ela à vacina vai proteger também os netos.
 
SONORA: Sandra Maria
 
“A gente tá em um mundo de tantas doenças, de tanta sensibilidade aos vírus, né? E a nossa geração ela é uma geração mais fraca, então dá uma sensação de dever cumprido. Estou cuidando da minha filha e acredito que isso possa ajudar ela muito no futuro. E esta é a sensação boa, de saber que eu posso ter certeza de que ela está protegida, que meu neto vai estar protegido e até os meus bisnetos, né?”.
 
REPÓRTER: Dados do Instituto Nacional do Câncer indicam que, em 2015, quase 400 mulheres devem ser diagnosticadas com o câncer no colo do útero em todo o estado do Mato Grosso.O ginecologista Olimpio Ferreira ressalta a importância de todas as doses da vacina.
 
SONORA: Olímpio Ferreira
 
“A paciente que toma a vacina regularmente, veja bem, não é só a primeira dose, tem que tomar todas as doses, porque se tomar apenas uma dose, não vai fazer o efeito esperado. Mas se tomar todas as três doses recomendadas você já reduz 70 por cento dos casos. Eu costumo dizer o seguinte: que a paciente que é informada, sobre a evolução do câncer colo, só vai ter câncer aquela que quiser.”   
 
REPÓRTER: As adolescentes devem ir ao Posto de Saúde Nova Vida no centro de Colniza para se imunizarem contra o HPV. A vacina é gratuita, basta apresentar o cartão de vacina ou documento de identidade. O horário de funcionamento do posto é das oito da manhã às cinco da tarde.
 
Reportagem, Sara Graziella

Receba nossos conteúdos em primeira mão.