COLINAS (MA): Cuidados em casa são fundamentais para o combate ao mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

 
LOC: Colinas está com alerta de infestação do mosquito da Dengue, segundo o último levantamento do Ministério da Saúde. Abastecimento irregular e mal armazenamento de água são fatores que contribuem para que o município esteja nessa situação. Portanto, os cuidados em casa são indispensáveis para evitar que o mosquito prejudique ainda mais a saúde da população de Colinas. No município, 16 agentes de endemias percorrem cerca de 30 casas por dia para orientar os moradores sobre o perigo que o mosquito da Dengue pode causar. Como explica o supervisor dos agentes de endemias de Colinas, Josemar Cardoso. 
 
TEC/SONORA: Josemar Cardoso, supervisor dos agentes de endemias de Colinas (MA)
 
A quantidade de depósito desprotegido é muito grande. A gente estava orientando as pessoas a fazer o tratamento da água se estivesse com foco, limpando os quintais, laterais das casas e cobrindo aqueles depósitos. Orientando as pessoas das comunidades dos bairros que são abastecidas a água de poço artesiado.”
 
LOC: Além das visitas realizadas nos mais de 12 mil imóveis da cidade, o combate à Dengue em Colinas só terá mais eficácia, se cada morador colaborar em casa e também na vizinhança. O supervisor dos agentes de endemias de Colinas explica porque a participação de todos no combate é tão importante.
 
TEC/SONORA: Josemar Cardoso, supervisor dos agentes de endemias de Colinas (MA)
 
Ter vizinho não é só para dar bom dia. Eles têm que se ajudar. Se eu limpo a minha casa, o (vizinho) do lado também tem que fazer a parte dele, tem que limpar. Porque, o mosquito não vai ficar só em uma residência. Onde ele nasce, ele vai percorrer até 200 metros para desova, então onde ele achar água chegou a hora de desovar.”
 
LOC: No Maranhão mais de 21 mil pessoas tiveram Dengue, Chikungunya e Zika este ano. Não vamos deixar que mais vidas sejam prejudicadas por causa de um mosquito. Reserve apenas 10 minutos por semana e elimine objetos em casa que possam acumular água parada. Faça a sua parte. Saiba mais sobre prevenção contra a Dengue, Chikungunya e Zika no site do Ministério da Saúde. O endereço é: saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.