COLÍDER (MT): Moradores de Colíder devem ter atenção constante no combate ao Aedes, diz coordenador

    

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Mesmo com a realização frequente de mutirões de combate ao Aedes aegypti em Colíder, a cidade ainda encontra dificuldade para acabar com os focos do mosquito que transmite a dengue, a febre chikungunya e o vírus Zika. A população tem colaborado com a entrada dos agentes comunitários em suas casas, para vistorias se há criadouros do Aedes. Ainda assim, eles encontram muito criadouros nos imóveis e residências. O coordenador municipal da Atenção, Rogério Nunes, lembra que a prevenção ao mosquito deve ser constante.
 
SONORA: coordenador da Atenção Básica de Colider, Rogério Nunes Silva
 
“Porque a gente tem feito mutirões e, na semana posterior ao mutirão, quando as agentes fazem visitas, ainda encontram resíduos nas ruas, nas casas. Então, o grande desafio é sensibilizar o morador de ele estar comprometido com a questão da dengue permanentemente. De estar avaliando, pelo menos uma vez na semana, a sua residência, o território da sua residência”.
 
REPÓRTER: Odite Silva sempre segue as orientações dos agentes de saúde no combate ao Aedes. Ela mora no jardim Teresópolis, um dos bairros com alta infestação do mosquito. E reforça algumas medidas que são essenciais para manter a casa livre de criadouros.
 
SONORA: moradora, Odite Maria Vieira da Silva
 
Vasilha com água, nos ralinhos, nas caixinhas que ficam atrás da geladeira. Meu quintal sempre limpinho. Sempre estou cuidando. Os moradores também têm que fazer a limpeza na cidade, não só a prefeitura”.
 
REPÓRTER: Em Colíder, 70 agentes comunitários são responsáveis pelas visitas domiciliares nos mais de 12 mil 790 imóveis do município. Você também pode ajudar na luta contra o mosquito. Solicite a visita dos profissionais em casas que estão fechadas ou nos terrenos abandonados. A solicitação pode ser feita à prefeitura, pelo telefone: 3541 2077. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e Zika na internet, no endereço: combateaedes.saude.gov.br
 

 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.