LOC.: Os estoques de sangue do Hemocentro de Colatina estão bons. Apesar de na cidade ocorrer grande movimentação de pessoas na área rural para trabalhar com a cafeicultura, os números conseguem atender a rede pública local e de mais nove municípios próximos à cidade. De acordo com o diretor do Hemocentro Regional de Colatina, José Carlos Tosato, a necessidade é por mais doadores que possam realizar a ação no período estipulado pelo Ministério da Saúde. Homens realizam doações a cada três meses. Mulheres podem doar a cada quatro meses. O diretor ainda comenta que a maior importância desse gesto é para que nunca falte a quem necessita.
TEC./SONORA: José Carlos Tosato, diretor do Hemocentro Regional de Colatina.
“Mesmo com o avanço científico e tecnológico, ainda não foi encontrada uma maneira de produzir o sangue artificialmente. Então, na ausência do sangue industrial, nós contamos e precisamos muito das doações. Se você não doar o sangue, o sangue irá faltar para quem precisa. Então é muito importante que você busque o hemocentro mais próximo e efetue a sua doação.”
LOC.: Doando sempre visando ao bem do próximo, o advogado de 43 anos, morador do bairro de Moacir Brotas, Hocilon Rios, já realiza esse gesto desde 2003. Casado e pai de dois filhos, ele diz que, sem o doador, o hemocentro não iria existir, por isso a importância de contribuir sempre. Ele comenta que não dá preferência para pessoas próximas, até porque, qualquer um pode precisar de uma doação.
TEC./SONORA: Hocilon Rios, advogado.
“Meu sentimento é de poder contribuir com alguém e salvar uma vida. Não quero saber quem foi a pessoa que usou essa bolsa de sangue, eu quero saber se ela vai se sentir bem, tendo eu contribuído de alguma forma para que ele se sinta melhor e eu tenha salvado a vida dele.”
LOC.: Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Esse gesto pode salvar até quatro vidas. Para realizar essa contribuição fundamental, a pessoa deve estar saudável, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro Regional de Colatina está localizado no centro da cidade, na Rua Cassiano Castelo. O funcionamento do local é de sete da manhã até o meio-dia e meia, de segunda a sexta. O telefone para contato da unidade é o 3177-7930. Repetindo: 3177-7930. Para mais informações, acesse saude.gov.br/doesangue.