COLATINA (ES): Campanhas aumentam doações de sangue na cidade

Contatos via telefone são realizados para convidar moradores a doar sangue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Em média, 750 doações de sangue são feitas por mês no Hemocentro Regional de Colatina. Atualmente, o hemocentro fornece também para toda a rede pública da região Noroeste do Espírito Santo. De acordo com o diretor da unidade, José Carlos Tosato, os números do hemocentro estão tranquilos, apesar de grande parte da população se afastar por conta da prática de colheita e produção de café que é alta no estado. Recentemente, a região sofreu com surtos de Febre Amarela e recebeu ajuda de outros hemocentros regionais. José Carlos diz que apesar disso, as ações realizadas auxiliaram muito a manter o número de doações.

TEC./SONORA: José Carlos Tosato, diretor de Captação do Hemocentro Regional de Colatina.

“Colatina então, lançou mão de várias atividades voltadas para a captação de doadores, e nós registramos o recorde de doações. Em um único mês, nós registramos 1.074 doações de sangue, sendo que dessas 1.074 doações, 460 bolsas foram encaminhadas para a grande Vitória. Então, as ações devem ser constantes e de acordo com a necessidade apresentada no momento, quanto a demanda transfusional.”

LOC.:
Na ativa desde 2003, o advogado Hocilon Rios, 43 anos, morador do bairro Moacir Bratos, diz que começou a doar sangue por vontade própria. Não existiu nenhum pedido por parte de algum familiar ou parente de conhecidos. Casado e com dois filhos, ele conta que já tem no mínimo 40 doações. Segundo Hocilon, ele não se importa com quem vai utilizar o sangue, apenas deseja que o receptor tenha saúde e uma nova chance de viver.

TEC./SONORA:
Hocilon Rios, advogado.

“Meu sentimento é de ter contribuido para que alguém, para salvar uma vida. Não quero saber quem tomou essa bolsa de sangue, eu quero saber se essa pessoa vai se sentir bem, tendo eu de alguma contribuido para que ele se sinta melhor e eu tenha salvado a vida dele.”

LOC.:
Para doar sangue, a pessoa deve estar saudável, pesar mais de 50 quilos e ter de 16 até 69 anos. O Hemocentro Regional de Colatina está localizado no centro da cidade, na Rua Cassiano Castelo. O funcionamento do local é de sete da manhã até o meio dia e meia, de segunda a sexta. O telefone para contato da unidade é o 3177-7930. Repetindo 3177-7930. Para mais informações acesse, saude.gov.br/doesangue.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.