CNJ: Ferramenta vai agilizar resolução online de conflitos judiciais

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Para agilizar a resolução dos conflitos judiciais, o Conselho Nacional de Justiça lançará a mediação virtual, em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará, no dia 11 de agosto. A ferramenta permitirá que acordos sejam celebrados de forma online. A mediação virtual possibilitará que as partes envolvidas em um processo, mesmo que distantes geograficamente, resolvam suas pendências de forma célere.
 
Para utilizar a ferramenta, uma das partes deve entrar em contato com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Soluções de Conflitos, o Nupemec, pelo email: nupemecpa@tjpa.jus.br, para obter informações do cadastramento no sistema. Os interessados também poderão acessar o portal do CNJ, no link Mediação Virtual, e registrar sua demanda, que será encaminhada à parte.
 
Um mediador atuará no conflito e, caso o acordo seja formalizado pelas partes, ele será homologado por um juiz. Caso não chegue ao acordo, uma mediação presencial será marcada e ocorrerá nos Centros Judiciários de Soluções de Conflitos, os Cejuscs. Podem ainda ser mediadas ações pré-processuais e a homologação do acordo online será feita pelo coordenador do Cejusc. O serviço é gratuito e facilita o diálogo entre as partes, sem a necessidade de audiências no tribunal.
 
Com informações do Tribunal de Justiça do Pará, reportagem Thamyres Nicolau

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.