CLÁUDIO (MG): Município tem mais de dois mil casos suspeitos de dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cláudio é uma das cidades mineiras que está entre os municípios com alta infestação do Aedes aegypti e por isso é considerada prioritária pelo Ministério da Saúde, no combate ao mosquito. Neste ano, a cidade registrou dois mil e 90 casos suspeitos de dengue, mas nenhum caso de chikungunya e Zika foi confirmado até o momento. Os dados são da Secretaria Municipal de Saúde. Locais que acumulam água podem favorecer a reprodução do Aedes, por isso os moradores de Cláudio devem ficar alerta. Patrícia Lacerda mora em Serra Verde. Ela conta que evita guardar objetos que podem virar possíveis criadouros do Aedes em casa.


SONORA: moradora, Patrícia Lacerda

“Eu não tenho nenhum vaso de planta que tenha acúmulo de água, mas os ralinhos são todos fechados. Não tem nenhum recipiente aqui não. Aqui em casa não entra foco nenhum não.”


REPÓRTER: Mais de 58 agentes comunitários de saúde e de endemias reforçam as ações de combate em Cláudio, realizando visitas domiciliares nos mais de 11 mil imóveis da cidade. O ministro da Saúde, Marcelo Castro, lembra que a população deve colaborar com a entrada dos agentes para as visitas em casa.


SONORA: ministro da Saúde, Marcelo Castro

“Precisamos continuar fortalecendo as ações de combate ao mosquito para conseguirmos mudar esse quadro. Receba os agentes de saúde para as vistorias e fique atento às orientações que eles vão lhe dar para a eliminação dos criadouros do mosquito."

REPÓRTER: Participe da luta contra o Aedes em Cláudio. Peça, na prefeitura, a visita dos agentes de saúde em casas que estão fechadas ou em terrenos abandonados, no número 3381 3066. Saiba mais sobre dengue, chikungunya e vírus Zika na internet, pelo site do Ministério da Saúde. O endereço é: combateaedes.saude.gov.br
 

Reportagem, Karina Chagas

Receba nossos conteúdos em primeira mão.