CÍRIO 2015: Saiba mais sobre a moto romaria e descida da imagem de Nossa Senhora

No programa de hoje dando continuidade sobre as  Romarias que ocorrem antes da grande procissão no segundo domingo do mês de outubro, vamos falar sobre a Moto Romaria e também sobre a Descida da Imagem.

 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPORTER: Ola ouvintes da Web Radio Jus, eu sou o Storni Jr e começa agora o especial Círio de Nazaré ano 2015. No programa de hoje dando continuidade sobre as  Romarias que ocorrem antes da grande procissão no segundo domingo do mês de outubro, vamos falar sobre a Moto Romaria e também sobre a Descida da Imagem.

 
Após a chegada da Romaria Fluvial na Escadinha do Cais do Porto, em Belém, os romeiros se integram aos motociclistas que aguardam a imagem para conduzi-la na Moto-romaria até o Colégio Gentil Bittencourt.
Num percurso de 2,6 quilômetros, centenas de motociclistas, ciclistas e outros veículos fazem a escolta da imagem até o colégio. Ao longo do trajeto, muitas homenagens são feitas à Rainha da Amazônia. A romaria foi criada no dia 13 de outubro de 1990, pela Federação Paraense de Motociclismo, que decidiu prestar sua homenagem acompanhando a Imagem de Nossa Senhora de Nazaré. Na oportunidade cerca de 40 motociclistas participaram do momento.
           
No sábado, logo após a chegada da Motorromaria, acontece uma das cerimônias mais esperadas da quadra nazarena: é quando a imagem original de Nossa Senhora de Nazaré, encontrada por Plácido de Souza em 1700, desce do Glória sobre altar-mor da Basílica Santuário, para ficar mais próxima dos fiéis. Todos os anos, ver de perto a pequena imagem de 28 centímetros, emociona os milhares de peregrinos que chegam de todos os cantos para prestar homenagens à Rainha da Amazônia. 

A imagem, que fica recolhida no Glória durante todo o ano, é então colocada em um nicho no presbitério, no dia anterior à procissão do Círio. Isto acontece sempre ao meio dia, depois que a motoromaria chega ao colégio Gentil Bittencourt.
Esse ritual acontece desde 1969 e as primeiras vezes ocorriam de forma simples e a portas fechadas, sempre às 23 horas da véspera do Círio. Só a partir de 1992 é que os romeiros puderam acompanhar a descida da imagem com emocionante cerimônia embalada por cânticos e orações. O universitário Ronaldo José,
 
SONORA: Universitário Ronaldo José.
 
“A importância de Maria em minha vida é uma coisa indescritível, tenho certeza que não tenho palavras que possam expressar a importância de tamanho amor , de tamanha pureza”  
 
Ouviremos agora na interpretação da paraense Leila Pinheiro Vos Sois o Lírio Mimoso. E ficamos por aqui Estaremos de volta no próximo programa contando um pouco mais sobre tudo que envolve a festa do Cirio de Nazaré, não perca nossos  reprises e até o próximo programa.!
 
 
Este programa teve a produção e apresentação minha Storni Jr.
Revisão de texto. Will Montenegro. Edição de áudio de Mário Melo.
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.