CÍRIO 2015: Festa religiosa irá incrementar mais de um bilhão de reais no Pará

De acordo com estimativa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Dieese-PA, o Círio 2015 irá injetar na economia paraense mais de um bilhão de reais.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A artesã Conceição Batista faz todos os anos imagens de Nossa Senhora de Nazaré. Neste ano, o trabalho irá render em torno de 35% a mais no seu orçamento, como destaca a artesã.

 
SONORA: Artesã Conceição Batista.
 
“Uns trinta e cinco por cento ou até mais, eu faço uma, no outro dia está vendida, se eu terminar hoje essa santa, amanhã ela já está vendida”.
 
REPÓRTER: De acordo com estimativa elaborada pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos, Dieese-PA, o Círio 2015 irá injetar na economia paraense mais de um bilhão de reais. Os principais setores influenciados serão o de serviços, comércio, indústria e agropecuária. Círio de Nazaré é chamado por muito de o “Natal dos Paraenses”, e em termos de consumos só perde mesmo para o Natal, como afirma o supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena.   
 
SONORA: Supervisor técnico do Dieese, Roberto Sena.
 
“Na verdade todos os anos nós temos que remontar o grande espetáculo, o círio de Nazaré hoje, um dos maiores eventos do mundo, pra fazer este evento tão grandioso sequer à dispensa aumenta a cada ano, os custos também aumentam, porque a inflação vem e os bens de serviço sobem. O retorno que o círio traz, além da evangelização que não tem como mensurar, porque a cada ano, cada vez o publico vem mais, do ponto da economia do estado, então é um negocio impressionante”.
 
REPÓRTER: O Círio é uma experiência de acolhida, como explica o Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
SONORA: Arcebispo Metropolitano de Belém, Dom Alberto Taveira Corrêa.
 
O Círio de Nazaré é este grande evento do povo paraense. Para nós da arquidiocese de Belém, é uma ocasião privilegiada para receber tantas pessoas, é a nossa casa, a casa de Nossa Senhora de Nazaré que recebe as pessoas que vem de fora, é nós desejamos que o Círio seja essa experiência  verdadeira de acolhida.”
 
REPÓRTER: De acordo com a diretoria da festa do Círio 2015, cerca de 50% dos gastos da festa já estão pagos e o restante dos recursos para quitar a dívida já está garantido, com os repasses programados feitos pelos patrocinadores da festa. Segundo o Dieese, 27 mil pessoas de 23 organizações estão trabalhando na organização e na segurança do Círio 2015. A grande procissão do Círio ocorre no segundo domingo do mês de outubro e leva as ruas da capital paraense, segundo o Dieese, mais de dois milhões de pessoas entre paraenses e turistas nacionais e internacionais.
 

Reportagem, Storni Jr. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.