CINEMA: Filme brasileiro “O menino e o Mundo” é indicado ao Oscar de melhor animação

A animação do diretor Alê Abreu venceu, em 2014, o Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, um dos mais tradicionais festivais dedicados ao gênero.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: O Brasil vai ter um representante no Oscar de 2016, o indicado foi filme de animação “O Menino e o Mundo”, do diretor paulista Alê Abreu. O longa-metragem vai concorrer ao prêmio ao lado das animações Anomalisa, Divertida Mente (Inside Out), Shaun, O Carneiro (Shaun the Sheep Movie) e Quando Marnie estava lá (When Marnie was there).
 
O Menino e o Mundo conta a história de um garoto que mora com o pai e a mãe, em uma pequena casa no campo. O pai abandona o lar e parte para a cidade grande em busca de trabalho. O menino, triste com a situação e com saudades do pai, resolve fazer as malas, pegar o trem e ir atrás do pai no novo mundo onde ele mora. O filme mostra, pelos olhos da criança, uma sociedade marcada pela pobreza, exploração de trabalhadores e falta de perspectivas.
 
A animação do diretor Alê Abreu venceu, em 2014, o Festival Internacional de Animação de Annecy, na França, um dos mais tradicionais festivais dedicados ao gênero. Ao ser indicado ao Oscar 2016, o filme brasileiro deixou para trás animações como O Bom Dinossauro e Minions.
 
A cerimônia do Oscar vai ser realizada no dia 28 de fevereiro, no Teatro Dolby, em Los Angeles, na Califórnia. O Regresso, protagonizado por Leonardo DiCaprio é o filme com o maior número de indicações, concorre a 12 estatuetas. Também são destaques os filmes Mad Max: Estrada da fúria, que concorre em 10 categorias, e Perdido em Marte que conseguiu sete indicações.

 

Repórtagem, João Paulo Machado

Receba nossos conteúdos em primeira mão.