Data de publicação: 28 de Julho de 2017, 03:00h, atualizado em 27 de Julho de 2017, 10:31h
Em 2015, quase 60% das bolsas de iniciação científica foram para o público feminino
LOC.: As mulheres são maioria no setor de pesquisas do Brasil. Dados do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, o CNPq, mostram que, em 2015, quase 60% das bolsas de iniciação científica foram para o público feminino. Para o pós-doutorado, o número de bolsas concedido a elas chegou a 56%. Entre as áreas mais visadas na pesquisa - e também consideradas estratégicas para o País -, estão as de Engenharia e de Ciências. Os dados também apontam que o número de bolsas para pesquisas dentro do Brasil cresceu, passando de 83 mil em 2006 para mais de 163 mil em 2015, quase o dobro. O pesquisador e professor de Economia da Universidade de São Paulo, Reynaldo Fernandes, acredita que o setor de pesquisas, ciência e tecnologia é de extrema importância para o País.
TEC./SONORA: Reynaldo Fernandes, professor da USP
“A área de pesquisa é fundamental para o crescimento econômico em qualquer país. Na verdade, a principal fonte de crescimento é a inovação técnica. Países que têm bom desempenho na área de pesquisa saem na frente na inovação técnica e também na formação de quadros para utilizar essas novas tecnologias.”
LOC.: Segundo Reynaldo Fernandes, o setor apresenta riscos, pois nem toda pesquisa apresenta resultados. Porém, na opinião do economista, ainda assim é preciso investimento.
TEC./SONORA: Reynaldo Fernandes, professor da USP
“É necessária a participação do Estado para fomentar esse tipo de atividade, porque tem um ganho fantástico para a sociedade.”
LOC.: Mas os incentivos para essas inovações podem estar ameaçados. É o que acredita o senador Jorge Viana, do PT do Acre, autor de um Projeto de Lei (PLS 226/2016) que visa, além de aprimorar o setor, restaurar vetos que podem prejudicar o crescimento na área.
TEC./SONORA: Jorge Viana (PT – AC)
"Apesar de termos uma boa lei de Ciência, Tecnologia e Inovação, é importante que o resultado de um grande entendimento que nós fizemos, que eu fiz como relator, possa ser recuperado.”
LOC.: No entendimento do senador, a sanção do Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação, em janeiro do ano passado, modificou diversas leis sobre o assunto, inclusive a que trata sobre incentivos à inovação e pesquisa. Para ele, os vetos à Lei de Inovação, de 2004, prejudicam o setor na concessão de bolsas para pesquisa e retira a isenção e a redução de impostos na importação de máquinas e insumos destinados à pesquisa científica e tecnológica por empresas.
O projeto ainda não tem data para entrar em discussão e votação no Congresso Nacional.
Reportagem, Jalila Arabi
Continue Lendo
O Brasil 61 é um portal de comunicação que leva informações para todo o Brasil. Somos especialistas em produzir conteúdo particularizado para sua região. Trazemos as principais notícias do Planalto Central especialmente pra você. Todo o nosso conteúdo é gratuito e de livre reprodução.
© Brasil 61 2023 • Desenvolvido pela   Humanoide.dev