CIDADANIA: Judiciário realiza ação na Escola Santana do Aurá

A palestra sobre violência doméstica na Escola Santana do Aurá fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Rede Solidária do Judiciário. 

Salvar imagem

REPÓRTER: A dona de casa Raquel Costa, 40 anos, participou da palestra sobre Lei Maria da Penha e violência doméstica, ministrada pela juíza auxiliar da Coordenadoria Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar do Judiciário, Reijjane Oliveira, na Escola Santana do Aurá, em Ananindeua. Raquel comenta que ficou satisfeita com a orientação.

 
SONORA: Raquel Costa, dona de casa.
“Maravilhoso, porque eu vim descobrir coisas que o meu esposo agia em casa e eu não sabia que era controle e então aquilo veio abrir a minha mente, como da maquiagem, como de usar uma calça, de sair como você quer sair no seu dia a dia. Você quer vestir uma roupa que o seu marido não deixa, ele disse “vai trocar que essa aqui não serve”, aconteceu comigo, “esse batom? Não, usa um mais fraquinho”. Não tem porque não usar, a gente é bonita, a gente tem que se valorizar, a gente tem que se amar, se cuidar. Então, esse autocontrole que ele estava tendo, hoje eu vim aprender mais um pouco. Então, serviu muito para mim, muito gratificante isso”.
 
REPÓRTER: A diretora da Escola Santana do Aurá, Arlete Brito, fala da relevância do debate sobre violência doméstica para as mulheres da comunidade.
 
SONORA: Diretora da Escola Santana do Aurá, Arlete Brito.
“É um assunto importante para nós mulheres, porque, às vezes, a gente tem conhecimento, mas não reivindica, às vezes, até por falta de esclarecimento ou medo. E essa comunidade é muito carente disso, porque acontece muito, é uma prática quase que diária, a gente sabe, a gente é conhecedora, a gente presencia, às vezes, enquanto escola, o que a gente pode fazer, é como agora está acontecendo, uma palestra para esclarecer os nossos direitos e como a gente deve reivindicar sem medo”.
 
REPÓRTER: A palestra sobre violência doméstica na Escola Santana do Aurá fez parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Rede Solidária do Judiciário. Na ocasião, foram entregues às mães dos alunos cerca de 100 bolsas e materiais de higiene, doados por servidores do Tribunal de Justiça do Pará. O coordenador da ação, desembargador Leonardo Tavares, vice-presidente do TJPA, ressalta que foi apenas início das atividades que ocorrerão no local.
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif
 
SONORA: Desembargador Leonardo Tavares. 
“A intenção nossa foi fazer uma pequena demonstração, para que mais tarde aumente a frequência dos meninos no colégio e também nós estamos querendo melhorar a qualidade de vida não só das crianças, mas dos pais, porque através deles a gente vai partir para estruturar toda a nossa programação que fizemos para esse ano”.
 
REPÓRTER: Os alunos da Escola Santana do Aurá também receberam atendimento odontológico, avaliação médica e nutricional, de universitários do Cesupa, que realizaram as ações em parceria com o Tribunal de Justiça do Pará.
 
Reportagem, Thamyres Nicolau
 

Continue Lendo



Receba nossos conteúdos em primeira mão.