CIANORTE (PR): Doações constantes são fundamentais para manter estoque de sangue, diz especialista

Ponto de coleta fica no centro da cidade e funciona de oito da manhã às cinco da tarde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Márcio Maurício Zargueto tem 55 anos e é natural de Cianorte. Empresário do ramo dos lanches, Márcio conta que as doações de sangue fazem parte da vida dele. O empresário começou a ser doador ainda no Exército, quando tinha 18 anos. Ele afirma que deixou de doar durante a juventude, mas aos 40 retomou à rotina solidária de doações. Por volta de 2011, Márcio conta que sofreu com uma úlcera, causada por uma medicação que ele tomava na época. Uma complicação causou sangramentos, que pioraram muito o quadro de saúde dele. Para reverter a situação, o empresário precisou de medicamentos e de doações de sangue. Ele conta qual foi a sua recuperação.

TEC./SONORA: Márcio Maurício Zargueto, empresário.
“Foi uma única vez que eu necessitei de sangue. Houve a recuperação imediata. Se fosse uma outra coisa eu demoraria muito para melhorar minha saúde. Mas com o recebimento dessas bolsas de sangue a minha recuperação foi imediata.”

LOC.: Márcio ainda conta que não pode fazer doações no momento, pois está tomando um remédio para controlar enxaqueca, mas que em breve voltará a ser doador de sangue. Segundo o diretor do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná, Hemopar, Paulo Roberto Hatschbach, são registradas em média cerca de 15 mil doações por mês. Ele explica que é fundamental as doações constantes para manter o estoque de sangue no nível necessário.

TEC./SONORA:
Paulo Roberto Hatschbach, diretor do Hemepar.
“O sangue mais coletado, que mais tem, é O positivo. Ee realmente o que mais sai também. E aquela falta realmente, que é da rede inteira nacional, que é o O negativo, que é o doador universal, que só quatro por cento da população tem esse tipo sanguíneo. Nossa preocupação é todos os dias, amanhã é um novo dia. Como é que a gente vai captar esse sangue? Se vai ter doador ou não? Como é que a gente vai fazer estratégia, de chamar esses doadores? É uma preocupação todos os dias.”

LOC.: A Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Cianorte fica na Avenida Santa Catarina, número 423, no centro da cidade. O horário de funcionamento é de oito da manhã às cinco da tarde, de segunda à sexta-feira. Para tirar qualquer dúvida, o contato da unidade é 3631-6292, repetindo: 3631-6292. Doe sangue regularmente e ajude a quem precisa. Mais informações sobre doação de sangue, acesse saude.gov.br/doesangue. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.