CHIKUNGUNYA: Saiba mais sobre sintomas da doença

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Título: 

Praça: Nacional

LOC.: Dengue, Zika e Chikungunya são doenças causadas pelo mesmo mosquito – que se reproduz em água parada – e estão espalhadas por todos os estados brasileiros. A possibilidade de um aumento de casos de Chikungunya este ano tem preocupado governo e agentes de Saúde.

A doença que chegou ao Brasil há pouco mais de dois anos pode ser confundida com outras enfermidades. 

De nome difícil de ser pronunciado, “Chikungunya” vem do idioma falado na Tanzania, país africano que registrou a primeira epidemia da doença ainda na década de 50. O nome significa “aqueles que se dobram”, justamente porque o paciente anda curvado devido às fortes dores. 

Essas dores e os inchaços nas articulações estão entre os principais sintomas, conforme explica o médico infectologista Jefer Reis Alves, do hospital Emílio Ribas, em São Paulo:

TEC./SONORA: Jefer Reis Alves, médico Infectologista do Hospital Emílio Ribas/SP

“Em geral, Chikungunya é uma doença aguda, uma inflamação aguda das articulações, acompanhada de febre, mal estar geral e, geralmente, acomete mais de uma articulação ao mesmo tempo – geralmente joelhos, os punhos e os cotovelos – e não é o envolvimento de uma única articulação.”

LOC.: O médico infectologia Jefer Reis Alves conta que as três doenças, Dengue, Zika e Chikungunya têm sintomas parecidos no início, como febres, dores de cabeça e musculares ou ainda manchas pelo corpo:

TEC./SONORA: Jefer Reis Alves, médico Infectologista do Hospital Emílio Ribas/SP 

No caso da Chikungunya, essas lesões dermatológicas são variadas: estão nas mãos e pés e podem causar descamação, e uma série de outras lesões, especialmente em crianças, lesões semelhantes a pequenas bolhas.”

LOC.: A dificuldade de identificar a doença na fase inicial preocupa o Coordenador da Rede Dengue, Zika e Chikungunya da Fundação Osvaldo Cruz, Fiocruz, no Rio de Janeiro, José Augusto de Brito:

TEC./SONORA: José Augusto de Brito, coordenador da Fiocruz-RJ 

“Se você fizer o diagnóstico errado de Chikungunya, a pessoa vai procurar um reumatologista, vai procurar um ortopedista, quando na verdade ela tem uma doença infecciosa, que se não for corretamente conduzida, aí sim vai ficar uma doença crônica e ela vai ter que usar um serviço de um fisioterapeuta, o serviço de um ortopedista e de um reumatologista, aí sim a falta de um diagnóstico correto pode complicar a vida de um paciente.” 

LOC.: O médico infectologista Jefer Reis Alves, do Hospital Emílio Ribas explica como não confundir a Chikungunya com outras dores articulares:

TEC./SONORA: Jefer Reis Alves, médico Infectologista do Hospital Emílio Ribas/SP 

Se for uma tendinite, a gente tem apenas uma articulação envolvida. No caso de uma doença viral, temos várias articulações envolvidas – o que fica mais fácil o diagnóstico. A grande questão é que, às vezes, a pessoa já tem alguma alteração de articulações e podem ter os sintomas mais prolongados da Chikungunya. E isso é observado.”

LOC.: Por ser uma doença que causa dores crônicas  e que afasta o paciente de suas atividades normais, o infectologista Jefer Reis Alves explica que o controle da dor é o principal tratamento feito no hospital:

TEC./SONORA: 
Jefer Reis Alves, médico Infectologista do Hospital Emílio Ribas/SP 

No caso da Chikungunya, o tratamento é basicamente o controle da dor, com  antinflamatórios e analgésicos. E é importante que o médico faça isso até para que não sejam prescritas medicações que possam causar efeitos colaterais. Então, para o tratamento dos sintomas em todas essas doenças, especificamente da Chikungunya, é o controle da dor que deve ser feito.”


LOC.: 
A Chikungunya pode deixar sequelas por até 2 anos, como inflamação nos nervos e artrite, afastando a pessoa do trabalho e da vida social. Quem já teve a doença, não pega outra vez.

Para mais informações sobre os sintomas da Chikungunya e também sobre a Dengue e Zika, doenças causadas pelo mesmo mosquito, o Ministério da Saúde disponibilizou o site: saúde.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.