CENTRO-OESTE: Má armazenagem de água é o que mais favorece a transmissão da dengue e febre chik

CENTRO-OESTE: Má armazenagem de água é o que mais favorece a transmissão da dengue e febre chikungunya na Região

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio – 01'46'' 

REPÓRTER: O armazenamento incorreto de água é o que mais favorece a reprodução do mosquito transmissor de dengue e chikungunya no Centro – Oeste . De acordo com levantamento feito pelo Ministério da Saúde em outubro deste ano, cerca de 36% dos criadouros desses mosquitos estão nas casas das pessoas, em locais onde há acúmulo de água. O ministro da Saúde, Arthur Chioro, reforça que esses depósitos precisam ser eliminados pela população.   

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Nos lugares onde as pessoas forem fazer armazenamento de água é importantíssimo que sejam tomadas as medidas de proteção: a cobertura com tela, tampar o vasilhame que acondiciona a água, e assim por diante. A nossa arma mais importante continua sendo a mobilização da sociedade, das autoridades públicas, dos profissionais de saúde, mas principalmente, de cada cidadão, no sentido de prevenir a criação do mosquito na sua casa, no seu quintal, na sua vida."

REPÓRTER: O engenheiro agrônomo, Gustavo Brutolin, mora em Campo Grande, Mato Grosso do Sul. Ele conta que está atento às medidas de prevenção para afastar o mosquito transmissor

SONORA: engenheiro agrônomo – Gustavo Brutolin

 "Na minha residência, por exemplo, caixa d'água sempre fechada, limpa e geralmente sempre coloco um pouquinho de água sanitária, um pouquinho que não vai dar nem interferência no gosto, que acaba matando as larvinhas para não deixar isso virar um mosquito. Mata o bicho no ninho, que nem agora está começando a época da chuva, se tiver alguma planta que tem que ficar muito húmida, coloca um pouquinho de areia também, para não ficar aquela pocinha de água."

REPÓRTER: Além das caixas d'água, os vasos de planta, as calhas e o lixo acumulado, também são focos do mosquito transmissor da dengue e da chikungunya. Para saber mais sobre as ações do Ministério da Saúde de combate a essas doenças, acesse: www.saude.gov.br.  

Reportagem, Diane Lourenço

Receba nossos conteúdos em primeira mão.