CENTRO-OESTE: Lixo contém mais de 51% dos criadouros do Aedes Aegypti na Região

Na Região Centro-Oeste, mais de 51% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti estão nos espaços em que o lixo não está sendo manejado adequadamente. Os dados são do LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, apresentado recentemente pelo Ministério da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

Tempo de áudio –

REPÓRTER: Na Região Centro-Oeste, mais de 51% dos criadouros do mosquito Aedes Aegypti estão nos espaços em que o lixo não está sendo manejado adequadamente. Os dados são do LIRAa, Levantamento Rápido de Índices para Aedes Aegypti, apresentado recentemente pelo Ministério da Saúde.  Esse mosquito transmite tanto a dengue quanto a febre chikungunya.  O assessor de Mobilização para Prevenção da Dengue da Secretaria de Saúde do Distrito Federal, Ailton Domício, orienta a população como armazenar o lixo adequadamente :

SONORA: assessor de Mobilização para Prevenção da Dengue da Secretaria de Saúde do Distrito Federal – Ailton Domício

 “Nós temos uma coleta regular, o lixo deve ser colocado pra coleta no horário previsto na sua localidade e sempre muito bem armazenado, fechado. Quando você coloca fora do horário, corre-se o risco de animais mexerem, de rasgarem o saco. O Aedes Aegypti, a fêmea, ela não coloca todos os ovos no mesmo recipiente. Se ela encontra essa diversidade de criadouros, de locais com água parada, ela vai disseminar os seus ovos na mesma proporção. Por isso, a importância de não colocar o lixo em qualquer local.

REPÓRTER: A recepcionista, Vilma dos Santos, trabalha num salão de cabelereiro no Distrito Federal. Ela conta que  sabe bem como cuidar do lixo para que não se transforme em criadouro do mosquito transmissor da dengue.

SONORA: recepcionista - Vilma dos Santos

“O lixo a gente amarra tudo no saco direitinho, põe lá fora e, em casa, eu não deixo nada empossar água, deixo sempre o quintal limpo. A minha rua ela é muito tranquila em relação a isso, eles todos cuidam.”  

REPÓRTER: O ministro da Saúde, Arthur Chioro, lembra que cada cidadão precisa de apenas 15 minutos para evitar a transmissão Da dengue:

SONORA: ministro da Saúde – Arthur Chioro

"Gastem 15 minutos. Quinze minutos olhando se a caixa d'água da sua casa está devidamente tampada, se a calha está acumulando água, se têm pratinhos nos vasos que estão acumulando água, brinquedos no quintal, garrafas. Ou seja, qualquer local que possa acumular água limpa parada".

 

REPÓRTER: De acordo do o último LIRAa, 17 municípios da Região Centro-Oeste têm risco de epidemia de dengue. Para qualificar as ações de combate aos mosquitos transmissores da dengue e da febre  chikungunya, o que inclui a contratação de agentes de vigilância, o Ministério da Saúde repassou um recurso adicional de 150 milhões de reais a todos os estados e municípios brasileiros.  Além disso, foi reforçada a distribuição de larvicidas, inseticidas e kits para diagnóstico.

Reportagem, Ana Cláudia Amorim

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.