CEARÁ: Saiba como a sua cidade pode melhorar vida de crianças e adolescentes

Iniciativa estimula e reconhece melhorias em políticas direcionadas a crianças e adolescentes

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O pequeno Anthony, de dois anos, nasceu saudável em 2015 graças a melhorias na saúde do município de Maracanaú. A mãe da criança, Tainá Bezerra, 21 anos, realizou o parto normal do segundo filho no Hospital Municipal da Mulher em uma banheira, procedimento até então inédito no Ceará. Anthony nasceu no último dia da Semana do Bebê de Maracanaú, iniciativa apoiada pelo Selo UNICEF para garantir a sobrevivência e o desenvolvimento da criança nos primeiros anos de vida. Para Tainá, a melhora no atendimento e na estrutura da rede pública de saúde é o principal legado deixado pelo projeto na cidade.

TEC./SONORA:
Tainá Bezerra, estudante.
“Houve uma melhora muito grande porque em 2012 eu tive meu primeiro filho. Eu tive lá também, por parto normal, mas eu não fui tão acolhida pela equipe como eu fui agora no segundo filho”.

LOC.: O Ceará é o estado com o maior número de municípios certificados na última edição do Selo UNICEF. No total, 82 cidades cearenses foram premiadas por garantir e melhorar indicadores sociais que beneficiam as vidas de crianças e adolescentes. A articuladora Kamile Camurça, responsável por coordenar as ações do Selo em Maracanaú, aponta as ações de prevenção à mortalidade infantil como um dos aspectos que melhoraram os indicadores da saúde.

TEC./SONORA: Kamile Camurça, articuladora.
“A gente teve muitos avanços na questão do cuidado da Primeira Infância e também na mortalidade infantil, que aqui em Maracanaú estava com um indicador que não era positivo. A gente conseguiu melhorar cuidando da Primeira Infância, dando toda assistência à gestante, às parturientes.”

LOC: Dados da entidade apontam que dos 123 municípios cearenses participantes da última edição, 114 realizaram a Semana do Bebê e 110 incluíram o evento no calendário municipal oficial. Nesta edição, 184 cidades do estado podem participar da metodologia. As inscrições para a edição 2017-2020 do Selo UNICEF estão abertas e podem ser feitas até 31 de julho. Os documentos para a inscrição podem ser acessados em selounicef.org.br.

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.