CEARÁ: Professores vão participar de curso no combate ao Aedes aegypti nas escolas

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

CEARÁ: Professores vão participar de curso no combate ao Aedes aegypti nas escolas

 

 

REPÓRTER: Na luta intensa contra o Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus, a campanha realizada no Ceará busca a conscientização dentro das escolas. O secretário de Educação do Estado, Maurício Holanda, já anunciou a criação de um curso de combate à dengue para capacitar os professores. O curso vai ter duração de 20 horas e vai abordar temáticas de biologia e meio-ambiente. O curso está formatado com vídeos, textos, provas e dinâmicas. A mobilização nos colégios cearenses contra o mosquito teve início, na última sexta-feira, no Dia Nacional de Mobilização da Educação contra o Zika. O evento contou com a participação do ministro da Educação, Aloízio Mercadante, que visitou a Escola Estadual de Educação Profissional Leonel Brizola, em Fortaleza. Lá, o ministro conheceu jogos interativos, participou de brincadeiras e até ouviu uma música, chamada Xô, xô dengue, zika e chikungunya, composta pelo professor Marcelo Alves. Aos alunos e professores, Mercadante afirmou que o governo Federal vai ampliar a proposta do curso para todo País. Ele ressaltou que a escola é o melhor ambiente para organizar e multiplicar a mobilização contra o aedes.

 

SONORA: Aloísio Mercadante, ministro da Educação

 

 

"A educação é de luta, a educação é de consciência. A escola é um espaço de informação, de decisão, de reflexão. Portanto, é o melhor espaço que o Brasil tem para mobilizar a sociedade brasileira dentro das casas, para esses estudantes irem para dentro das suas residências. Professores, servidores da educação pra combater o mosquito Aedes aegypti, porque 2/3 dos casos estão dentro de casa. Então é ali que nós temos que ter uma fiscalização permanente."

 

REPÓRTER: No Pacto da Educação Brasileira, que faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento ao Aedes aegypti e à microcefalia, lançado pela presidente Dilma Rousseff, com a campanha  #ZikaZero, o Ceará partiu na frente em ações preventivas e, desde o dia 21 de dezembro de 2015, criou o Plano Estadual de Enfrentamento ao Mosquito Aedes aegypti. Entre as ações do plano, foi criado o Comitê Gestor Estadual de Políticas de Enfrentamento a dengue, chikungunya e zika, com a finalidade de propor, articular, coordenar e avaliar ações destinadas ao controle do vetor e reduzir a incidência das doenças. O ministro da Saúde, Marcelo de Castro, ressalta que a principal combatente do mosquito continua sendo a população.

 

 

SONORA: Marcelo de Castro, ministro da Saúde

 

 

"O mais importante, o indispensável é a participação de vocês, é a participação da sociedade. E o que é que nos dá esperança, que nos dá confiança de que nós poderemos vencer o mosquito? Primeiro: é que nós já o vencemos no passado. Segundo: vários exemplos, inúmeros exemplos de várias cidades do Brasil, que a sociedade junto com o poder público se mobilizaram e conseguiram controlar e conseguiram praticamente eliminar o mosquito."

 

REPÓRTER: De acordo com o boletim epidemiológico divulgado pela secretaria de Educação estadual, no Ceará, já foram totalizados 479 casos de dengue, mas nenhuma morte foi confirmada. Com a ajuda das Forças Armadas, agentes comunitários de saúde já vistoriaram 58 por cento do ímóveis visitados em 183 municípios do estado. Mais informações sobre o Aedes Aegypti, Zika Vírus, Dengue, assim como as prevenções, podem ser encontradas na internet, no endereço www.combateaedes.saude.gov.br.

 

Com a colaboração de Marquezan Araújo, reportagem, Alexandre Souza

Receba nossos conteúdos em primeira mão.