CEARÁ: PF prende traficante durante feriado com 22 tabletes de cocaína

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A Polícia Federal prendeu um homem com 22 tabletes de cocaína em Aquiraz durante o feriado prolongado. Ele estava em um veículo e levava a droga para Natal, no Rio Grande do Norte. A ação da PF demonstra a importância da atuação dos policiais no Ceará que estão trabalhando com recursos limitados. Para a polícia continuar a combatendo o crime no estado, ela precisa de investimentos em estrutura, treinamento de agentes e delegados, por exemplo. Porém, isso não está ocorrendo como explica o presidente da Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal, Carlos Eduardo Sobral.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
 “O que nos temos nos últimos anos é uma queda de investimento na polícia federal, uma queda no nosso fortalecimento, no nosso crescimento. A gente vem encolhendo ao longo dos anos. Começamos em dezembro esse movimento. Estamos preparando um estudo para demonstrar que a Polícia Federal nos últimos cinco anos não cresce, enquanto outras instituições como Justiça Federal, Defensoria Publica da União, Ministério Publico Federal cresceram a Polícia Federal encolheu.”
 
REPÓRTER: No Ceará, os delegados de Polícia Federal estão em campanha pela aprovação no Congresso Nacional do projeto de Emenda Constitucional, a PEC 412, que prevê a autonomia administrativa e orçamentária da corporação. A campanha pela aprovação da PEC 412 já reuniu cerca de 400 mil assinaturas da população de todo país. Para o presidente da ADPF, Carlos Eduardo Sobral, a população reconhece a necessidade da polícia em conquistar a autonomia, principalmente, para impedir que as ações da corporação sofram interferências políticas.
 
SONORA: Carlos Eduardo Sobral, presidente da ADPF
 
“O que demonstra o apoio da população brasileira à autonomia da Polícia Federal, reconhecendo momento de graves riscos à autonomia e ao funcionamento pleno da Polícia Federal livre de qualquer interferência política. Nós precisamos aprovar  a PEC com urgência para que a polícia continue trabalhando contra o crime e combatendo a corrupção da forma que vem fazendo.”
 
REPÓRTER: Uma carta do povo brasileiro em favor da aprovação da PEC 412 está sendo assinada pela população na internet. A meta dos delegados é colher dois milhões de assinaturas. O documento está disponível no endereço adpf.org.br

 

Reportagem, Cristiano Carlos 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.