CEARÁ: Estado tem mais de 144 mil casos notificados de doenças transmitidas pelo mosquito aproximadamente 96 mil só de Dengue.

O Ceará já registrou este ano mais de 36 mil casos confirmados de Dengue e mais de 28 mil de Chikungunya. Os municípios mais afetados são Capistrano, Canindé, Baturité e São Luíz do Curu. 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Ceará já registrou este ano mais de 36 mil casos confirmados de Dengue e mais de 28 mil de Chikungunya. Os municípios mais afetados são Capistrano, Canindé, Baturité e São Luíz do Curu. A supervisora do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Roberta de Paula, diz que só há uma maneira de vencer o mosquito que transmite essas doenças e também Zika: é preciso que a população participe, começando pela faxina em casa.
 
SONORA: Roberta de Paula, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores.
 
“Precisamos contar muito com o apoio da população. O Ministério da Saúde vem trazendo a campanha da faxina na sexta. E não é uma faxina comum, é um olhar diferenciado. As pessoas precisam saber que o mosquito ele vai se abrigar em locais que muitas vezes a população não acha que tá. E assim, a gente pede que na sexta-feira tirar dez minutos e cuidar um pouco da sua casa para manter o nosso estado e o Brasil livre dessas doenças. Então assim, é uma coisa simples, mas que precisa do apoio de todo mundo. Então a gente tem que contar com a população, principalmente, porque o poder público não conseguir resolver esse problema. Precisamos da população para atuar contra o mosquito.”
 
LOC: O estado passa por um período de estiagem muito grande. Já são cinco anos de seca, e isso é mais um problema no combate ao mosquito, pois as pessoas precisam armazenar água, mas têm que fazer do modo certo, como alerta a supervisora do Núcleo de Controle de Vetores da Secretaria Estadual de Saúde, Roberta de Paula.
 
SONORA: Roberta de Paula, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores.
 
“Aqui no Nordeste, no estado do Ceará nós estamos passando por uma crise hídrica, um problema de seca muito grave. E a população tende a acumular água. E esse acúmulo tem que ser feito de uma forma que não cause a proliferação do mosquito. Então assim, todo depósito que puder acumular água, tem que estar bem tampado e bem vedado. E depósitos inservíveis têm que se eliminado. A população é nossa grande parceira nessa luta, sem ela a gente não consegue fazer nada.”
 
LOC: Não permita que os reservatórios de água deixem de ser a solução para virarem problema. Cuide bem e faça verificações para que o mosquito não ponha os ovos. Faça parte desse time contra o mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço saude.gov.br/combateaedes
 
 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.