LOC: De acordo com o governo do Ceará, uma das mais importantes medidas adotadas para combater o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya foi a criação das brigadas em órgãos públicos de Fortaleza. A supervisora do Núcleo de Controle de Vetores, da Secretaria Estadual de Saúde, Roberta de Paula, explica como elas funcionam.
TEC/SONORA: Roberta de Paula, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores
“São duas pessoas indicadas pelo setor, pela instituição e eles fazem a faxina semanal no prédio. Além disso, fazem a mobilização dos funcionários para colaborarem, participam dos treinamentos e também realizam no entorno do prédio algumas ações de educação em saúde com a população. E o foco principal da brigada é a faxina semanal, todo prédio público passa por faxina em um dia da semana.”
LOC: Mais de três mil e 200 pessoas já foram capacitadas para atuarem nessas brigadas. O objetivo é que elas sejam montadas também nos municípios. Segundo, Roberta de Paula, o trabalho das brigadas nas escolas de Fortaleza tem dado certo.
TEC/SONORA: Roberta de Paula, supervisora do Núcleo de Controle de Vetores
“A secretaria de educação além de ser de suma importância na participação, por conta de ter vários prédios e todos terem essa brigada, ela tem a participação dos alunos. Porque eles veem na escola e reproduzem em casa. Então, é um exército de pessoas que são os jovens, as crianças e os adolescentes que podem atuar tanto no âmbito escolar, quanto no familiar, nas suas residências. A maioria dos focos está dentro das casas. Então, a gente precisa de uma atuação expansiva que estejam realmente atuando nas casas.”
LOC: Se, você tem alguma denúncia sobre terrenos baldios, imóveis abandonados ou lugares que têm foco do mosquito, ligue para ouvidoria da Secretaria de Saúde. O número é o 0800 275 1520. Precisamos estar juntos nessa guerra contra o mosquito. Saiba mais sobre o transmissor na internet, no endereço
saude.gov.br/combateaedes.