CARTA FALADA: Estimulem familiares ou amigos com suspeita de tuberculose a buscarem tratamento, pede ministro da Saúde

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: O Brasil é responsável por um terço dos casos de tuberculose registrados nas Américas, segundo dados do Ministério da Saúde. Por isso, o governo brasileiro assumiu compromisso com a Organização Mundial da Saúde, a OMS, para reduzir a incidência da tuberculose na população.
 
O ministro da Saúde, Ricardo Barros, faz um apelo a todas as famílias que, ao menor sinal da doença apresentado em algum parente ou amigo próximo, que estimulem a procura rápida por tratamento.
 
TEC/SONORA: Ricardo Barros, ministro da Saúde.
 
“Meus amigos, o Brasil responde sozinho por 36% dos casos de tuberculose resultados das Américas. Nosso compromisso até 2035 é de reduzir em 70% a incidência de tuberculose. O tratamento é gratuito pelo SUS e dura no mínimo seis meses. Por isso, é importante identificar a doença e iniciar o tratamento o mais rápido possível. Então, fazemos aqui um apelo aos familiares, aos amigos das pessoas portadores de tuberculose, que estimulem essas pessoas a buscar o tratamento. É um bom tratamento que o SUS oferece e, certamente, com isso, além de atingir os as nossas metas dos nossos compromissos com a Organização Mundial de Saúde, teremos mais qualidade de vida mais conforto e mais saúde os brasileiros.”
 

 

LOC: Um dos principais sintomas da tuberculose é a tosse por mais de três semanas, com ou sem catarro. Qualquer pessoa com esse sintoma deve procurar uma unidade de saúde do SUS para fazer o diagnóstico. Saiba mais em saude.gov.br. Ministério da Saúde. Governo Federal.

Receba nossos conteúdos em primeira mão.