CARMÓPOLIS (SE): Cidade está em situação de alerta para infestação do mosquito da Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A batalha contra o mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya não está sendo nada fácil em Carmópolis. Pelo terceiro ano seguido, a cidade está em situação de alerta para infestação de focos do mosquito dentro das casas da população. O levantamento foi divulgado pelo Ministério da Saúde e mostra que os moradores precisam ficar mais atentos em relação aos cuidadosdentro dos próprios lares. O grande problema na cidade, no entanto, são os casos de Chikungunya. De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, a doença já atingiu 231 pessoas no município. O número é muito maior que o registrado no ano passado, quando apenas 12 pessoas tiveram a doença. E o pior de tudo, é que a Chikungunya pode deixar a pessoa debilitada por muitos meses, como explica o vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz, José Cerbino.
 
TEC/SONORA: José Cerbino, vice-diretor de Serviços Clínicos do Instituto Nacional de Infectologia da Fiocruz
“A maioria das pessoas mantém os sintomas por dez a 14 dias. São as formas que se resolvem durante a fase aguda. Alguns pacientes podem evoluir para formas crônicas e aí essa dor pode se estender durante muitos meses. Existem pacientes por até um ano após a infecção. Então há o riscode desenvolver a forma crônica da doença e manter essa dor durante muito tempo”. 
 
LOC: O jeito mais fácil de não pegar nem Chikungunya, nem Dengue e nemZika é não deixar o mosquito nascer dentro de casa ou no local de trabalho. Por isso, toda a população tem que lembrar de colocar a mão na massa e fazer a sua parte. É o que pede o diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde, Eduardo Hage.
 
TEC/SONORA: Eduardo Hage, diretor do departamento de vigilância das doenças transmissíveis do Ministério da Saúde
 “Dentro do domicílio, somente a população pode virar o jogo. Não há como um órgão, qualquer que seja, governamental, assumir a responsabilidade dentro do domicílio. A responsabilidade do órgão governamental  é apoiar, dar os instrumentos necessários para a população entender como se dá a transmissão, qual a  importância do criadouro, que medidas devem ser feitas para não ter criadouro dentro de casa e em alguma situação usar adequadamente larvicida ou inseticida.”
 
LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, 15 minutos bastam para limpar sua casa e eliminar os focos do mosquito. Para saber mais sobre como você pode ajudar na guerra contra o transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, acesse: saude.gov.br/combateaedes.

 

 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.