CARINHANHA (BA): Apenas 20% das meninas foram imunizadas contra o vírus do HPV no município

 A procura pela segunda dose da vacina contra o HPV, vírus causador do câncer do colo de útero está baixa no município de Carinhanha.

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: A procura pela segunda dose da vacina contra o HPV, vírus causador do câncer do colo de útero está baixa no município de Carinhanha. A meta estipulada pelo Ministério da Saúde é de vacinar 75 por cento de meninas da faixa etárias de 11 a 13 anos, porém no município, apenas 20 por cento das jovens foram vacinadas, segundo o ministério. A vacina é o principal método de imunização para prevenção total do papiloma virus, causador câncer do colo de útero, que segundo dados do Instituto Nacional do Câncer, é a quarta causa de morte mais frequente entre as mulheres no Brasil. Muitas meninas se afastam da imunização por conta dos efeitos colaterais que a vacina pode causar. De acordo com o Ministério da Saúde, eventos adversos leves como dor no local da aplicação, inchaço e coloração avermelhada na pele podem ocorrer. O Secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, garante que apesar dos efeitos colaterais comuns, a vacina totalmente é segura e não causa efeitos colaterais graves.
 
SONORA: Secretário de Vigilância em Saúde do ministério da Saúde, Jarbas Barbosa
 
“Vale lembrar que essa vacina já é usada em mais de 100 países do mundo. Essa vacina tem mais de 50 milhões de dólares aplicadas na Europa, nos Estados Unidos. É recomendada essa vacina porque é uma vacina eficaz para prevenir o câncer no colo de útero e é uma vacina segura. Nós não tivemos nenhuma reação grave associada a essa vacina no Brasil, como não houve em nenhum lugar do mundo. Há reações adversas como qualquer produto injetável, reações alérgicas, reações locais e isso é infinitamente menor que os grandes benefícios que essa vacina pode produzir”.    
 
SONORA: Em Carinhanha a vacina está disponível nos dois postos de saúde e nas nove unidades básicas de saúde espalhadas pelo município de segunda a sexta-feira das oito da manhã às cinco da tarde. As meninas podem ir ao posto realizar a imunização, portando da caderneta de vacinação ou um documento de identidade. Vale ressaltar que o esquema de vacinação contra o vírus HPV consiste em duas doses da vacina em um intervalo de seis meses e um reforço após um período de cinco anos. A partir desse ano, crianças da faixa etária de nove anos e dez anos de idade também podem tomar a primeira dose.

Reportagem, Lucas Bolzan

Receba nossos conteúdos em primeira mão.