CARIACICA (ES): Nova Rosa da Penha I e II vão ter ações de combate ao Aedes, nesta quinta

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cariacica tem alvos definidos para o mês de março no combate ao mosquito Aedes aegypti. O inseto é transmissor da dengue, chikungunya e Zika. Nesta quinta-feira, Nova Rosa da Penha I e II, serão as primeiras localidades atacadas pelos agentes no mês. Léia Modesto, 28 anos, mora em Nova Rosa da Penha II. Ela lembra que, toda a comunidade deve ficar atenta e combater o mosquito dentro de casa.  
 
SONORA: Léia Modesto - personagem
 
“Eu acho que um pouco é descaso. Vê e não faz nada. Vê que aquilo vai fazer uma mal, vai trazer uma doença. Mas não liga entendeu? Sabe que aquilo não vai fazer, e não toma uma providência, não dá um jeito”
 
REPÓRTER: 270 agentes comunitários e de endemias estão vistoriando 101 bairros em Cariacica. O combate ao Aedes vai passar pela Nova Brasília, Vale dos Reis, Novo Brasil e Piranema, ainda em março. O secretário Municipal de Saúde de Cariacica, Marcelo Machado, pede que todos os moradores de cidade possam abrir as portas de casa para a visita dos agentes.
 
SONORA: Secretário municipal de saúde de Cariacica - Marcelo Machado 
 
“Porque a gente sabe, como tem sido amplamente divulgado, que esses focos , na maioria das vezes, são domiciliares, então a gente conta com o apoio porque a gente sabe que a visita do agente é importante.”
 
REPÓRTER: A dica é que, toda família de Cariacica combata o Aedes por 15 minutos, pelo menos, uma vez por semana. A continuidade das ações pode garantir proteção ao mosquito, a dengue, a chikungunya e do Zika, como lembra o Ministro da Saúde, Marcelo Castro 
  
SONORA: Marcelo Castro, Ministro da Saúde
 
 O que a gente precisa ter a compreensão é a de que é um trabalho que é duradouro, que nós não vamos eliminar o mosquito de uma hora para outra e que é preciso ser uma ação continuada, rotineira, sistemática.”
 
REPÓRTER: De acordo com o Ministério da Saúde, 70 por cento da população do Aedes Aegypti nasce dentro de casa. Saiba mais na internet, no endereço combateaedes.saude.gov.br
 
Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.