CARIACICA (ES): Desemprego aumenta em fevereiro; deputado capixaba acredita em Reforma Trabalhista para recuperar postos

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC.: Cariacica teve mais pessoas demitidas do que contratadas em fevereiro deste ano. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, o Caged, a cidade terminou o mês passado com mil 271 pessoas admitidas enquanto que outras mil 436 perderam os empregos.
 
Acontece que está em discussão no Congresso uma proposta de minirreforma trabalhista que pode ajudar os cariaciquenses que procuram por emprego. A medida tem o objetivo pode flexibilizar a jornada de trabalho e permitir que as negociações entre empregados e funcionários tenham força de lei. De acordo com o deputado Marcus Vicente, do PP do Espírito Santo, a proposta pode ajudar na recuperação do emprego.
 
TEC./SONORA: Marcus Vicente, deputado (PP-ES)
“A reforma é muito importante para o Brasil avançar e a gente diminuir essa gama de desempregados que existem. E vamos ver se a gente consegue liquidar esse assunto até o mês de junho.”
 
LOC.: Se a medida for aprovada, o funcionário e o patrão vão poder fazer acordos que sejam vantajosos para os dois lados. Por exemplo: o empregado pode trabalhar mais horas em um dia para que, no dia seguinte, saia mais cedo do trabalho. Claro que tudo isso dentro dos limites já previstos na Constituição, de não ultrapassar 44 horas trabalhadas por semana. Entre outros pontos, a proposta também dá respaldo para o acordo prevendoo trabalho feito de casa e a remuneração por produtividade. Tudo isso vai dar confiança para que os empresários contratem mais funcionários. É o que explica o professor do Departamento de Economia da PUC do Rio de Janeiro, José Márcio Camargo.
 
TEC./SONORA: José Márcio Camargo, professor do Departamento de Economia da PUC-RJ
“Na prática o que vai mudar é que os empresários vão ter uma capacidade maior de definir quanto custa um trabalhador e, por outro lado, isto significa que ele vai ter uma maior disponibilidade para empregar mais trabalhadores, o que  vai gerar uma redução na taxa de desemprego no longo prazo.”
 
LOC.: Alex Bastos é um dos empreendedores de Cariacica que acredita na necessidade de uma Reforma Trabalhista. Ele é diretor da Bless – Brasil Cosméticos que emprega 13 funcionários na rua Manoel Freire Correia. Alex conta que se a legislação fosse mais flexível, poderia contratar outros empregados.
 
TEC./SONORA: Alex Bastos, diretor da Bless – Brasil Cosméticos
“Eu tenho 13 funcionários e o resto tudo é automatizado. Eu podia ter muito mais gente, porque eu quero exportar. E para exportar eu preciso de gente. Mas não vou me arriscar em um país onde eu não tenho segurança na legislação.”
 
LOC: O texto da Reforma Trabalhista vai ser votado na Comissão Especial da Câmara e, posteriormente, deve ser votado no Plenário da Casa. Se aprovado, segue para o Senado e, de lá, segue a mesma tramitação para então ser sancionado pelo presidente.
 

 

Reportagem, Bruna Goularte

Receba nossos conteúdos em primeira mão.