CARIACICA (ES): Cidade tem 5 confirmações de infecção pelo Zika

50 casos confirmados em todo o estado 

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

REPÓRTER: Cariacica tem cinco casos do vírus Zika confirmados, segundo o último balanço divulgado nesta semana pela Secretaria de Saúde Estadual do Espírito Santo.
A doença é transmitida pelo Aedes aegypti, responsável também pela dengue e pela chikungunya. Para ajudar no combate aos focos,Cariacica conta com mais de 270 agentes de saúde e endemias. Nova Rosa da Penha, Novo Brasil e Piranema são os bairros com mais notificações de doenças ligadas ao mosquito.
O secretário municipal de Saúde, Marcelo de Oliveira Machado, lembra quais são os cuidados para evitar a infestações do mosquito.
 
SONORA: Secretário municipal de Saúde de Cariacica - Marcelo Machado 
 
“Uma vez por semana, cada pessoa em seu domicílio deve fazer uma inspeção em busca de possíveis focos e eliminar esses focos. Porque nós sabemos, como tem sido divulgado, que a maioria desses focos é domiciliar".
 
REPÓRTER: O Ministério da Saúde recomenda que a comunidade dedique 15 minutos por semana para combater o mosquito transmissor do Zika, da dengue e dachikungunya. A orientação é acabar com os possíveis focos do Aedes aegypti fazendo a limpeza dentro de casa, nos quintais e em varandas.
 
Em todo o Espírito Santo há dois mil 642 casos suspeitos de infecção pelo vírus, dos quais 50 foram confirmados. Além de Cariacica, há 24 confirmações em Vitória, seis em Cachoeiro de Itapemirim, quatro em Colatina, três em Vila Velha e três em Serra. Aracruz, Nova Venécia, São José do Calçado, Santa Teresa e Presidente Kennedy confirmaram um caso cada.
 
Para saber mais, acesse o site: combateaedes.saude.gov.br

 

Reportagem, Raphael Costa

Receba nossos conteúdos em primeira mão.