CARAGUATATUBA (SP): Imóveis fechados são as principais dificuldades no combate à Dengue

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: Os 20 agentes de combate à Dengue de Caraguatatuba estão enfrentando um trabalho árduo para visitar as casas da população. O objetivo do trabalho dos agentes de zoonoses é, basicamente, ajudar os moradores a eliminarem recipientes com água parada dentro de casa e orientá-los sobre como devem agir para acabar com os focos do mosquito. O grande problema é que muitos imóveis ficam fechados durante o ano, como explica o biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue de Caraguatatuba, Ricardo de Souza.
 
TEC/SONORA: Ricardo de Sousa, biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue
“Outro problema que a gente enfrenta aqui em Caraguatatuba, por ser uma cidade de veraneio, é que a gente tem uma pendência de mais de 40 por cento. De 45 a 47 por cento. Então se, em um quarteirão, a gente tiver 20 imóveis, a gente não vai conseguir trabalhar cerca de 10 imóveis. Então isso é bastante complicado, demanda uma série de retornos para quebrar essa pendência e isso dificulta muito o nosso trabalho”.
 
LOC: Para tentar driblar esse problema, a Secretaria Municipal de Saúde vai intensificar as visitas às casas da população. Principalmente agora, dos meses de dezembro a fevereiro. Com o período de férias, a maioria das casas fica aberta, o que permite que os agentes realizem a vistoria por focos do mosquito.
 
TEC/SONORA: Ricardo de Sousa, biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue
"Nós trabalhamos aos finais de semana. Ao longo desse ano, principalmente aos sábados. E agora, quando começa a chegar o mês de dezembro, janeiro e fevereiro, é a temporada de veraneio, onde a maioria dos imóveis permanecem abertos,  a gente intensifica os trabalhos, sobretudo nos bairros de veraneio. E também aos finais de semana. Por isso a gente consegue chegar em uma pendência de 18 a 20 por cento."
 

 

LOC: Apesar de todo o esforço dos agentes de zoonoses, é necessário lembrar que toda a população precisa fazer a sua parte. A vitória contra o mosquito depende do engajamento de todos os brasileiros em eliminar criadouros e não deixar água parada de forma inadequada. Por isso, o Ministério da Saúde recomenda que você separe 15 minutos, por semana, para olhar a sua casa e garantir que sua família e vizinhança estejam protegidos do mosquito. Para saber mais, acesse: saude.gov.br/combateaedes. Ministério da Saúde, Governo Federal. 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.