CARAGUATATUBA (SP): Disque Dengue recebe denúncias de focos do mosquito

SalvarSalvar imagem
SalvarSalvar imagem

LOC: A Secretaria de Saúde de Caraguatatuba pensou em um jeito de facilitar a participação dos moradores no combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya na cidade. Agora, quem souber de algum lugar que tem focos do mosquito já pode fazer uma denúncia para o número do Disque Dengue. É só ligar para: 3887- 6888 e explicar a situação para os agentes de combate ao mosquito. O biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue, Ricardo de Sousa, explica a iniciativa da Secretaria de Saúde.
 
TEC/SONORA: Ricardo de Sousa, biólogo coordenador do programa de Controle da Dengue
“Nós temos aqui no Centro de Controle de Zoonoses o Disque Dengue: é o 3887 - 6888. Na verdade, a ideia é que as pessoas liguem para esse número. Primeiro solicitando informação sobre a Dengue, sobre a situação epidemiológica do seu bairro, da sua região. E também para fazer denúncias que podem, inclusive, ser anônimas. Se o seu vizinho tem piscina abandonada ou é acumulador, ou tem uma caixa d’água ou qualquer situação que pode apresentar risco para a saúde, principalmente com criadouros do mosquito da Dengue, então uma denúncia formal é feita e a pessoa recebe um protocolo.” 
 
LOC: Depois da denúncia de focos do mosquito, uma equipe de fiscais vai fazer a vistoria e limpeza dos criadouros. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, a pessoa denunciada que mantiver o foco do mosquito pode ter que pagar uma multa que vai de 600 reais a mil e 800 reais. Por isso, a forma mais fácil de evitar o prejuízo no orçamento e de garantir que ninguém da sua casa tenha Dengue, Zika ou Chikungunya, é não deixar o mosquito nascer. O biólogo Ricardo de Sousa explica como é simples fazer uma limpeza uma vez por semana dentro de casa.
 
TEC/SONORA: Ricardo de Sousa, biólogo e coordenador do programa de Controle da Dengue
“A gente usar pelo menos 15 minutos da nossa semana para fazer uma vistoria na nossa casa ou no local onde trabalhamos e tentar eliminar qualquer situação com água parada. Desde uma tampinha de garrafa PET, até uma caixa d’água, um pneu, um brinquedo. Qualquer situação com água limpa e parada deve ser eliminada. Então nós estamos conclamando para que todos, pelo menos 15 minutos por semana - que não é quase nada - façam uma revisão em seu imóvel”.
 

LOC: De acordo com o Ministério da Saúde, o principal instrumento de combate ao mosquito da Dengue está nas mãos de todos os brasileiros: o cuidado permanente e contínuo dentro das casas, nos locais de trabalho, nas escolas e em lugares públicos. Quando você garante que esses lugares estão livres de água parada, não há espaço para o crescimento do mosquito. Para saber mais, acesse:saude.gov.br/combateaedes 

Receba nossos conteúdos em primeira mão.